domingo, 27 de setembro de 2020

O Dilema Das Redes


Já faz alguns dias que a Netflix disponibilizou em seu catálogo o documentário "O dilema das redes" e hoje consegui parar para assistir. 

Era exatamente o que eu esperava, nenhuma surpresa. Os especialistas entrevistados mostram os impactos negativos que as redes sociais têm causado nos últimos tempos, não apenas de forma individual, como de maneira global, afetando inclusive a democracia. 

De um modo bem didático (eu diria), explica detalhadamente como os algoritmos atuam, como é simples o usuário entrar numa bolha e ser facilmente manipulado pelo sistema. É assustador!

Na minha concepção todos deveriam assistir para assim, compreenderem o funcionamento dessa máquina que cada dia mais enriquece às nossas custas, os usuários.

"Se o produto for de graça, você é que é o produto."

Essa frase é mencionada no decorrer do documentário e vale para uma reflexão: quanto tempo desperdiço nas redes sociais? O que é um desejo genuinamente meu ou implantado por um anúncio? Sabemos que nada é de graça! Quando aceitamos os termos de uso de um determinado produto/aplicativo, em troca damos nossos dados. E nossos dados são valiosíssimos para essa galera! 

Me lembro quando comecei a me sentir incomodada com as redes sociais. Logo após a decadência do Orkut, o Facebook chegou bombando! Tive uma conta até o ano de 2013 e a partir daí resolvi excluir. Não fazia mais sentido pra mim. Tempos depois criei uma conta no Instagram, me forcei a permanecer, mas logo bateu o desânimo e excluí novamente.

A superficialidade dessas redes e a forma como funcionam não me atendem. Sinto um incômodo gigante nessa coisa de curtir mil fotos de forma rasa, e pessoas passando, na maioria das vezes, imagens irreais de vidas "perfeitas". Não curto influenciadores digitais, nem compreendo como as pessoas cultuam esse tipo de coisa. Mas não quero me aprofundar sobre esse assunto aqui. 

Voltando ao documentário, já no final os especialistas dão dicas bem válidas de como minimizar as interferências das redes. Uma que sempre faço é retirar as notificações dos aplicativos. Ser notificada de cada coisa que acontece em meu smartphone é enlouquecedor! Sinceramente eu não dou conta! 

Atualmente eu mantenho poucos aplicativos no meu telefone, fiz uma limpa daquelas que me deixou bem leve. Venho praticando o minimalismo e é libertador! 

Em relação às redes é sempre bom repensar a forma como as utilizamos. Consegue perceber que está sendo manipulado/induzido a consumir produtos ou agir/pensar de determinado modo? Investiga fontes confiáveis para não ser enganado por fake news?  

Importante nos atentarmos para essas questões e adotar atitudes que minimizem impactos. A situação já está aí na nossa cara e o mundo parece estar de cabeça para baixo. 

15 comentários:

  1. Que texto maravilhoso, estava precisando. É verdade fico rolando para cima e para baixo e pouca coisa interessa, tem muita porcaria. já exclui o face e já reativei a conta, mas confesso não está mais atrativo, questão de tempos. O mundo está de cabeça para baixo, e parece que não vai melhorar tão cedo.
    Vou assistir o dilema das redes.
    Gostei muito, abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lena!

      Fico feliz que tenha gostado!
      Nós acabamos ficando condicionados nas redes, justamente pela forma como o sistema funciona, pelas pequenas recompensas de prazer gerados pelas curtidas. É tudo pensado para viciar o usuário. Mas felizmente para algumas pessoas esse método não cola e deixa de ser interessante.
      Acredito que vá gostar do documentários sim, é um tema válido.

      Um abraço!

      Excluir
  2. Oi Eliana!
    Tudo bem....
    Eu vi uns vídeos falando do documentário sobre as redes.
    Não assisti ainda.
    Não tenho Netflix...

    Foi ótimo tocar nesse assunto, desde 2012 estou na vida virtual por causa do artesanato e conheci bastante gente através dele.
    E foi no Flickr que tudo começou, e conheci pessoas muito legais...
    Ai uma amiga artesã me incentivou abrir um blog e nesse longo tempo fechei flickr, fiquei no face, fechei ...abri IG e depois de muito pensar e entender o funcionamento dele, que eu pensava ah ele é mais leve que o face...e fui ficando e no fim me cansei de como o IG domina a vida da gente e sem a gente perceber e mesmo tendo para postar meus trabalhos pois, eu nunca tive conta pessoal.
    Resolvi encerrar de vez e ficar somente com o Pinterest e blog .
    Depois resolvi encerrar tudo e desistir de ter algo no virtual.
    E mantive contato com as amigas artesãs somente por email.

    Ai pensei vou ficar muito distante de todas, ai resolvi abrir novamente e o blog e nisso fiquei por uns 3 anos indo e vindo kkkkk.

    E ai agora estou somente com o blog, até o Pinterest me cansou acredita. Cheguei numa exaustão...

    Acho que o blog ainda vou deixar aberto, estou com a intenção de vender peças prontas. Ainda é um pensamento.

    Mas é isso tudo que você descreveu sobre as redes....elas sufocam.
    Assisto ainda alguns vídeos no Youtube, mas confesso que está cansativo muitos comerciais, ta impossível de conseguir assistir rs.

    Obrigada pelas visitas no meu cantinho e por gostar do meu trabalho artesanal.

    Super bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adriana!

      Adoro seus comentários!
      Quando tiver a oportunidade de assistir vai valer muito a pena, é bastante esclarecedor para compreender como de fato as redes funcionam.

      Menina, eu tive uma conta no Flickr também, mas acabei abandonando após uns dois anos de uso. Sinto falta da internet do início dos anos 2000, da forma como as coisas eram mais tranquilas... sei lá.

      É fato que a internet nos proporciona grandes experiências e interações válidas, o problema na minha opinião é o uso que se faz das ferramentas, né?
      Olha só sua trajetória que bacana! Conheceu pessoas e se tornaram amigas, a internet aproxima (como também afasta rss).

      Mas eu sinto que o blog tem um "quê" de diferente nisso tudo, acho uma ferramenta menos superficial, e também depende do conteúdo que se consome.

      É uma ideia interessante expor seus trabalhos artesanais sim.

      Já tive meus anos de rebeldia e usava a internet somente para o básico (estudo e trabalho)... mas comecei a sentir falta de alguma coisa a mais que as redes sociais não supria. Gosto de escrever e aqui é o melhor lugar pra fazer isso... rss

      Sobre o Youtube, eu uso uma extensão no Google Chrome para bloquear os anúncios, se chama Adblock. Funciona super bem. Da pra usar pelo celular também, mas aí tem que ser pelo navegador mesmo, não funciona no aplicativo.

      Gosto de visitar seu blog, vou continuar aparecendo por lá! ;)

      Um abraço!

      Excluir
    2. Mas você não paga pra bloquear os anúncios?
      Eu nãos os bloqueio por não me render a tais
      exigências.
      Desculpe se fuço seus comentários.

      Excluir
    3. Então Silvio, sinta se à vontade para se expressar nos comentários. Essa interação é muito positiva.

      A respeito dos anúncios, eu não tenho conta premium. No Google Chrome existe essa extensão chamada Adblock que você instala e ela bloqueia todos os anúncios. Existe uma versão para o Youtube e uma para limpar anúncios de sites.

      É bem simples de instalar. Acho ótimo! Tem sites que você entra e não consegue sequer acessar a informação, com tanto anúncio pipocando na tela. Não tem limites isso! Acho um saco!

      Compreendo que eles geram rendam e tal... Mas o exagero chega a ser desrespeitoso com quem está entrando numa página.

      Um abraço!

      Excluir
    4. Eu bloqueei os anúncios, certa vez,
      mas me deu problema quando tentei
      baixar um programa. Para conseguir
      precisei cancelar o bloqueio que fiz.
      Eles não jogam para perder, minha amiga.
      Beijos.

      Excluir
  3. Oi Eliana! Menina, fiz um post hoje e ia recomendar este documentário da netflix,acabei esquecendo...é como vc diz, no fundo eu, você e a maioria das pessoas já desconfiava de manipulação das redes, foi só confirmação de pessoas de dentro.Eu só mantenho meu Facebook pra jogar um jogo de construção que adoro, o Instagram retirou as likes que só aparecem pra o dono da postagem, não uso o Twitter, tenho pinterest, tumblr e we ♡ it que só uso fim de semana...mas sinceramente tô cansando de redes.As fake news estão causando estrago grande e ajudaram muito aquela criatura que se elegeu presidente. Depois de ver o documentário estou me policiando pra usar cada vez menos as redes.Deus me livre! É impressionante o mal que pode se espalhar através delas.Beijos!♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ane!

      Pois é menina, seria muito importante que todos assistissem, né? Assim poderiam tomar consciência dos danos causados.

      A gente só não pode pirar! Moderação e autocontrole são fundamentais.

      As fake news são uma praga e como se propagam fácil. Conheço tanta gente que recebe cada coisa absurda e acreditam cegamente e ainda passam adiante. :(

      Mas enfim, é cada um fazer a sua parte pelo menos e cuidar da própria saúde mental. Por que eu vou te contar, viu?

      Um abraço!

      Excluir
    2. Ane, bom dia. Eu gosto das redes sociais,
      mas só tenho blog e zap. O primeiro para
      descansar do segundo que uso para responder
      aos amigos. Fico feliz por saber que tem
      aqueles que sabem e podem usar tais ferramentas
      para aprimorar seus reflexos e conhecimentos ou,
      em muitos casos, matar o tempo que acha que
      merece morrer.
      Um beijo pra você, Ane, e pra dona da pensão(
      Eliana
      ), também.

      Excluir
  4. Eliana, você escreve como se estivesse
    falando numa roda de amigos.
    Adorei.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Silvio!

      Agradeço pela visita e pelo comentário.

      É exatamente assim que me sinto quando escrevo, rsss Como se estivesse conversando com pessoas queridas.

      Um abraço!

      Excluir
  5. Eu gostei do trabalho que efetuaram,
    até porque todos merecemos saber a
    forma e os porquês dessa "coisa".
    Não há o que se possa fazer para
    impedir criminosos de cometer os seus
    crimes e não seria dizendo como somos
    tratados que vai piorar o que já está
    ruim na concepção de alguns.
    Sou fã e por isso assino a netflix.
    Um beijo, minha amiga e bom restinho
    de domingo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você, temos o direito de saber como funciona. A longo prazo não sabemos no que isso tudo vai resultar, mas já temos uma pequena amostra.

      Também gosto muito do serviço da Netflix.

      Um abraço!

      Excluir
    2. Você é tão carinhosa ouvindo o que
      diz o seu "povo" e mesmo que discorde
      usa, na réplica, acrescenta um gosto
      de colo e os cuidados de um pai.
      Eis aí o porquê do meu amor por sua
      página e por você, e por que não?
      Um beijo desse tamanho, oh! (risos)

      Excluir