segunda-feira, 12 de outubro de 2020

Tempero de Família

Não, aqui não vou falar sobre o programa do Rodrigo Hilbert lá do canal GNT. Vou escrever sobre o tempero de família, o tempero da minha mãe Dona Maria.

Desde sempre a minha mãe faz seu próprio tempero em casa e desde que aprendi a cozinhar, uso o mesmo tempero caseiro. 

É um tempero simples e também muito prático. 

Vou usar como base o copo de medida (aquele copo plástico que tem medidas de xícaras, gramas, mililitros, etc). O meu equivale a 3 xícaras.


Ingredientes:

  • 1 copo de alho descascado
  • 1 cebola branca média 
  • 500g de sal
  • 100 ml de água

Modo de Preparo:

Uma boa dica para descascar alhos é debulhar e colocar em uma bacia com água, as cascas se soltam praticamente sozinhas. 

Bater o alho, a cebola e a água no liquidificador.

Depois retire a mistura do liquidificador e coloque em uma bacia, acrescente o sal e mexa bem.

O tempero está pronto!

Coloco num pote bem vedado e deixo na geladeira. É bom para temperar arroz, feijão, molhos. 

Com essa mesma base, a minha mãe faz o tempero completo utilizando algumas ervas e condimentos. Essa versão ainda não fiz, mas logo vou experimentar fazer. O tempero completo vai bem em carnes e sopas.

O melhor é que são temperos naturais, nada de ingredientes estranhos e desconhecidos.

14 comentários:

  1. assim nunca fiz mas deve ser muito bom obrigada pela partilha bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Isa!

      Obrigada pela visita e comentário!

      Experimente fazer o tempero, facilita muito na hora de cozinhar. :D

      Um abraço!

      Excluir
  2. Menina, alho e cebola é uma ótima combinação, tudo fica gostoso, sal sem exagero pra completar. Muito bom! Tempero pronto caseiro.Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Ane!

      Alho e cebola são ingredientes básicos para temperar uma refeição. Não fico sem.

      Um abraço!

      Excluir
  3. Vim agradecer o carinho no meu cantinho...
    É sempre bom receitas de família. Adorei a sua de tempero, amo temperos.
    Super abraço!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Receitas de família sempre tem um sabor especial, né? Tenho algumas anotadas em meu caderninho, quando bate a saudade da comida da minha mãe vou lá no caderninho e faço uma receita dela.

      Essa de tempero é a base para as outras comidas gostosas que minha mãe faz.

      Um abraço!

      Excluir
  4. Adoro esses temperos;
    Por aqui a gente chama de "pasta", ou coloca na comida ou faz um
    pão de alho no forno, tem algumas que fazemos para por no
    pão como pastinha de grão de bico ou beringela k;
    Adorei seu post coisas simples e que só fazem bem.
    Obrigada pela visita e comentário continuação de uma
    boa semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh Janice,

      Você citou umas coisas gostosas aí que são minhas favoritas: pão de alho e pasta de berinjela! Receitinhas simples e fáceis de fazer, mas que são saborosas.

      Me agrada as coisas mais simples e com certeza fazem um bem danado!

      Um abraço!

      Excluir
  5. Oi, Eliana! Eu também sou fã destes temperos caseiros. Eu invento uns. Duuura um monte! Meu atual é de uma sobre de gersal com alho, cebola, pimentão e tempero verde. Dei um bocado para minha irmã e ainda tenho para até o fim do ano, pelo menos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cris,

      Que maravilha isso, nunca tinha ouvido falar em gersal, aí dei uma pesquisada no Google para entender do que se tratava. Que interessante! Vou procurar para comprar.

      Esses temperinhos além de práticos, têm a vantagem de durar muito mesmo. Minha mãe costuma fazer como você, ela faz um montão que rende à beça e distribui para a família (rs).

      Um abraço!

      Excluir
  6. Olá Eliana!!! Vim retribuir seu comentário ♥

    Algo que percebi nesses tempos e tenho tentado mudar é como sou dependente de temperos artificiais, então vou experimentando os naturais (sou apaixonada por cebolinha e manjerona). Nada combina mais do que alho e cebola né, deixa um sabor tão gostoso! Vou anotar para com certeza usar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ami,

      Com certeza os temperos industrializados são bem artificiais, principalmente aqueles em forma de cubinhos. Penso que é tão mais simples comprar o alho e a cebola, que são a base do sabor das comidas, e fazer os próprios temperinhos em casa, né?

      Eu amo cebolinha também. E tem outros que gosto como a alfavaca, manjericão e tomilho. São tão saborosos!

      Um abraço!

      Excluir
  7. Oi Eliana!
    Vida longa aos nossos velhos e bons blogs!
    Há braços!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mauro,

      Que bom te ver por aqui!

      Vida longa aos nossos blogs! Esse aqui não é o mesmo de tempo atrás, quando te conheci. Aquele foi excluído.

      Mas é sempre tempo de recomeçar a fazer o que faz bem, como escrever.

      Um abraço!

      Excluir