domingo, 13 de setembro de 2020

Vento Ventania

Há mais de dois meses estou na cidade de Cabo Frio, não tenho saído para apreciar as belíssimas praias que tem aqui (por motivos óbvios). Ainda não havia passado tanto tempo assim aqui antes, sempre vinha para um feriado, um fim de semana. Geralmente no final ou início do ano, ficando poucos dias.

Mas vivenciando aqui por esse tempo prolongado estou podendo conhecer melhor a cidade. O clima por aqui é sempre agradável, mas conheci outro lado bastante assombroso para o meu gosto: aqui venta muito! Não é um ventinho leve não, são ventos fortíssimos! 

Pelas minhas contas faz uns cinco ou seis dias que têm ventado direto, eu digo durante o dia inteiro! Não cessa de jeito nenhum. Durante essa semana fiquei sem energia em casa por duas vezes, devido a ventania. Foi preciso ligar para a Enel para resolverem a ocorrência.

Agora enquanto escrevo ouço o assovio do vento pelas frestinhas da janela, parece alguém sussurrando. Uma das coisas que gosto da ventania é que a roupa no varal seca muito rápido. Mas em contrapartida eu preciso desenrolar cada um delas que fica toda enroscada na corda. Seria até engraçado se não desse um trabalho danado para tirá-las, principalmente os lençóis e cobertores. 

O que mais me incomoda é que as portas e janelas ficam batendo com a força do vendaval, não adianta colocar pesos para segurar. A solução é deixar tudo fechado mesmo. 

Dia desses estava com meus gatos no quintal apreciando a companhia deles e pegando um pouco de sol. Tivemos que sair correndo para dentro de casa por causa da ventania, até eles se assustaram. 

Nisso me lembrei de uma música chamada "Vento ventania", do Biquini Cavadão. Eu sou um pouco parecida com o Bob, do desenho "O Fantástico Mundo de Bob". Sempre faço desenhos em minha cabeça de alguma situação que esteja acontecendo ou então relaciono coisas com música. Às vezes a pessoa fala qualquer coisa, aí penso em uma música e fico cantarolando mentalmente... É uma maluquice, minha mente tem um lado lúdico muito aflorado. Confesso que algumas coisas que se desenham são bem ao pé da letra mesmo... rssss O próprio Bob em seu fantástico mundo.  

Gosto muito dessa música, é gostosa de cantar (daquelas que são boas de cantar junto com o volume alto). Ela foi lançada na década de 90 e fez muito sucesso na época. E o Biquini Cavadão é uma banda que ainda costumo ouvir, tem músicas bem agradáveis. Eu sou nostálgica com essa galera dos anos 80 e 90, gosto mesmo! 

Mas enfim, sei que no final das contas a ventania me inspirou a fazer um desenho baseado na música do Biquini. Gosto de desenhar quando sinto vontade. Não são desenhos elaborados, são traços bem simples e até infantis. Mas é desse jeito que eu gosto. Desenhar, assim como escrever, funcionam como terapia para mim. É um processo relaxante e prazeroso. 


Imagina como seria sair por aí feito folhas soltas, voando sem instrumentos ao sabor dos ventos... apenas se deixando levar livres, leves e soltos. Ahhh, minha imaginação do fantástico mundo de Bob já imaginou. 
Vento, ventania... me leve sem destino.

12 comentários:

  1. Falando em vento, essa madrugada ventou muito, esse vento é o que estava se formando lá no Sul.
    Amo vento...
    Só é ruim lençol enrolado mesmo hahahaha sei bem como é!
    Amei seu desenho, uma das coisas que eu queria aprender é desenhar, desenhava quando criança, mas meu desenhos eram - casinha, árvore, cerquinha, flores, montanhas, gaivotas voando... caminho e até lago com patinho rs.
    Quem sabe um dia consigo crescer nesse lado ;)

    super bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Adriana, essa ventania da semana passada foi mesmo intensa.
      Quanto ao desenho, obrigada!
      Gosto muito de artes em geral. É terapêutico e relaxante!
      E você manda muito bem nas artes manuais! Seus bordados e demais costurinhas são lindos!

      Um abraço!

      Excluir
  2. e Eliana o Bruno canta "vento, ventania" sem igual. Passamos por uma ventania sem igual. Mais ela passará com toda certeza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luiz!
      Gosto muito do Bruno cantando, ele é realmente muito bom!
      Sim, essa "ventania" que estamos passando há de acabar. Vai chegar o momento!

      Um abraço!

      Excluir
  3. Oi Eliana tudo bem?
    kkkkk, aqui tbm venta muito nestas trocas de estações,
    estou sempre de touca ou um lenço na cabeça se não o fizer
    a noite não durmo com dor no ouvido ou dor de cabeça; só para
    depois dos finados essa ventania por aqui k;
    Obrigada pela visita e gostar do meu pequeno jardim, nunca acreditei muito em fadas mas com certeza ele tem um certo encantamento, k;
    Todo o dia primeiro de cada mês tem post novo mas podes aparecer pra tomar um cafézinho quando quiser e puder ok?
    Boa continuação de semana.
    PAZ E BEM
    janicce.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Janice!

      Obrigada pela presença por aqui!
      Pois é, o vento soprando forte demais causa mesmo esses desconfortos... Ainda não me acostumei.

      Seu jardim é realmente um encanto!

      Um abraço!

      Excluir
  4. ♥ ☾ ❀ Oi Eliana! Estava esperando vc atualizar pra vir lhe visitar.Eu também gosto desta música,já cantei muito,hoje vc me trouxe esta lembrança boa.Cantando aqui.Ventania nós temos em agosto que é logo depois do período chuvoso.O ano quase todo é de muito calor.Cabo frio é frio? kkkkk...Fiquei curiosa com o nome.Gostaria de conhecer um dia.Adorei seu desenho!Beijos!♥ ☾ ❀

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ane!

      Que bom te ver por aqui novamente! Sobre a música, gosto bastante dessa turma dos anos 80, ouço sempre... rsss.
      Então, sobre Cabo Frio a cidade não é fria, mas as águas das praias são MUITO geladas rssss Acho que daí vem o nome da cidade. Aqui tem praias muito lindas, vai gostar de conhecer.

      Obrigada pelo carinho!

      Um abraço!

      Excluir
  5. Me lembrei de vento no litoral...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Êêêêêêê você veio! rsss

      Verdade, Vento no Litoral... não me lembrei dela nesse dia. Adoro essa música, a letra é bem profunda. Vou escutar ela aqui, faz tempo que não a ouço.

      Um abraço!

      Excluir
  6. Tamvem sou bem parecida com Bob. Tudo me lembra uma música, uma imagem, um desenho animado rsrs. Adiro k vento, mas acho que esse aí de Cabo Frio (não cknheco) é demais pra mim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luciane!

      Que bom te ver por aqui! Adoro ler seus textos, me ajudam a refletir sobre muitos assuntos.

      Mas então menina, a gente tem uma mente lúdica rsss.

      Cabo Frio fica na Região dos Lagos no estado do Rio, a 2 horas e meia da capital. Uma cidade turística com praias bem bonitas.

      Mas o vento realmente é sinistro! rss

      Um abraço!

      Excluir