quinta-feira, 3 de setembro de 2020

Quando a ansiedade vem (e não bate à porta)

Desde o momento em que me levantei da cama hoje, me senti estranha... Estou aguardando uma resposta (há dias) sobre uma questão que preciso resolver. Então hoje, eu teria um parecer acerca do assunto.

Acordei, alimentei meus gatos, tomei meu café da manhã, olhei a hora no celular, cuidei de algumas coisas em casa, olhei a hora no celular, resolvi alguns pagamentos pela internet, olhei a hora no celular, (...) Quando me dei conta já era hora do almoço. Tratei de fazer uma comida rápida como que já tinha pronto, lavei a louça suja, alimentei novamente os gatos, olhei a hora no celular... e nada de receber uma resposta do assunto que estou esperando.

Resolvi ligar para me certificar que receberam os arquivos que enviara dias antes. "Sim, tudo certo! Até o final do dia entraremos em contato." 

Beleza! O assunto já estava sendo encaminhado e logo eu teria uma resposta. Arrumei algumas coisas em casa enquanto aguardava. E as horas passando... Comecei a sentir uma agonia tremenda! Um pensamento repetitivo que me martelava desde a hora que o dia amanheceu e que, até então, estava aparentemente adormecido.

Mas não! A agonia se espalhou pelo meu corpo, aí não consegui me concentrar em mais nada. Comecei a beliscar coisas na cozinha, comendo sem parar. Olhava o celular incessantemente e nada dele chamar. E as horas passando. 

Aí me dei conta do que estava sentindo e pensei: "O que estou fazendo comigo, me sentindo dessa forma, com essa agonia esquisita?!" Comecei a prestar atenção na minha respiração, respirando profundamente... Larguei o que estava fazendo no computador e fui molhar as plantas. 

Enquanto eu molhava as plantas e observava a água caindo na terra comecei a perceber que ali não havia mais espaço para a ansiedade. O pensamento acelerado deu lugar a observação das plantas se balançando ao contato do vento. Andei descalça pela grama e senti o seu toque macio nos meus pés. E a calma tomou conta de mim.

Quando concluí minha tarefa, estava me sentindo muito bem. Sem perceber, eu havia deixado que a ansiedade tomasse conta de mim desde cedo, ela entrou sem avisar, sem nem bater à porta. Mas é dessa forma que ela chega, né? Basta encontrar uma frestinha de distração na mente. 

O dia que cabe dentro de um horário comercial acabou e em relação ao assunto que precisava resolver hoje, não obtive resposta. Mas agora me sinto mais tranquila para encontrar outros meios de solucioná-lo. Já tenho uma questão para resolver e deixar que ela se cubra pela ansiedade não vai me ajudar muito.

Cheguei à conclusão que preciso ficar alerta para perceber os sinais da ansiedade logo que eles despontarem. Os sinais estão no corpo e na mente acelerada, pensamentos repetitivos que não cessam. 

Apesar de ter ocupado boa parte do meu dia com essa sensação ruim que a ansiedade causa, já me sinto mais tranquila. Sou uma pessoa impetuosa, não gosto de protelar coisas importantes que precisam ser resolvidas. Tenho a tendência de pegar tudo e resolver logo o que está ao meu alcance. Mas certas coisas têm seu próprio tempo e dependem de terceiros. Esse tipo de situação me gera um grande desgaste de energia.

Amanhã é um novo dia... terei a oportunidade de buscar outros meios de resolver o que preciso. 

2 comentários:

  1. É tão importante este "click", a hora em que a gente para e percebe o que está acontecendo. Aqui, minha gata se operou, eu estava toda nervosa, por vários motivos, cheguei, ela com pontos e aquele colar horrível, a outra gata carente e eu quase perdendo toda a minha pouca paciência. Daí deu o "click" de parar e analisar a situação, de assistir à cena por fora. Não havia pq não manter a calma, a gente supera tanta coisa pior. O que aconteceu contigo, aconteceu comigo, me observei, respiração, ideias que estavam na mente e tirei da sintonia daquele sentimento de nervosismo. É um aprendizado, né? Não é em 1, 2, 3 vezes que se aprende, é processo. Fique bem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um aprendizado constante, Cris!
      Não é de uma hora pra outra que a gente percebe o que está rolando de esquisito na mente.
      Tantas coisas nos afetam, principalmente quando diz respeito aos que amamos, no caso nossos bichinhos que são tão indefesos.
      Tenho feito algumas leituras que têm me ajudado muito nessa questão do autoconhecimento. Os livros do Eckhart Tolle são bem completos sobre se manter presente no agora, manter a calma, enfim. Não sei se é o tipo de leitura que te agrada, mas fica a dica.

      Um forte abraço!

      Excluir