sábado, 11 de setembro de 2021

Todos Os Animais Merecem O Céu

Hoje o meu amiguinho de quatro patas, chamado Bread desencarnou e foi para o céu dos animais. Ele não era meu, era da minha sobrinha Carol, filha do meu irmão Charles que mora na minha cidade natal no interior de Minas.

Eu não fazia parte do seu convívio diário, mas ele me amava e tinha uma afeição forte por mim que eu não sei explicar de onde vinha todo esse amor.

Bread adorava comer pão, por isso a origem do seu nome.

Viajo pelo menos uma vez por ano para visitar minha família no interior de Minas. Costumo passar de dez a quinze dias por lá no período das férias (de julho ou dezembro). E esse era o pouco convívio que eu tinha com Bread.

Sempre que eu chegava lá ele permanecia ao meu lado por um longo período. Me sentava no sofá da minha mãe e ele pulava em meu colo, me sentava à mesa para uma refeição e ele pulava em meu colo, se aninhava e tirava um longo cochilo.

Bread era da raça pinscher, porte pequeno e há poucos meses apresentou uma doença que vinha sendo tratada com medicamentos. Mas hoje seu frágil corpinho não aguentou e ele partiu para uma outra vida, além da vida física.

Bread em diversos momentos.

Intitulei essa postagem com o mesmo nome de um livro espírita que aborda o assunto espiritualidade dos animais. Imediatamente esse título me veio à memória. Para quem ama seus animais e acredita na espiritualidade é um livro elucidativo e acolhedor.

Talvez tenha me lembrando do livro quando soube da morte do Bread, porque tenho uma teoria própria de que Bread seja a reencarnação do meu gatinho Dengo que morreu um ano antes dele nascer. Creio nisso pois só assim justifica o amor que Bread tinha por mim sem ao menos conviver com ele cotidianamente.

Dengo com o livro "Todos os animais merecem o céu".

Dengo foi (e é) meu amor felino que adotei em 2009. Quando chegou o ano de 2013 passei por problemas pessoais e tive dificuldades com moradia aqui no Rio, por isso precisei levá-lo para casa da minha mãe temporariamente até que eu conseguisse me organizar em relação à moradia e pudesse trazê-lo de volta. Mas foi uma mudança brusca para ele e em poucos meses na casa da minha mãe ele adoeceu e morreu. Parou de se alimentar, foi levado ao veterinário e nada pode ser feito. Acredito que ele tenha sentido muito a minha falta e não conseguiu viver longe. Carrego um remorso em meu coração até hoje pela perda do meu Dengo. Eu o amava muito!

Meu Dengo era puro amor.
Um lindo gato preto de olhos amarelos.

A vida tem seus altos e baixos e em alguns desses momentos passamos por fortes provações e temos que aprender na marra a lidar com as frustrações e dificuldades. Esse período da minha vida foi muito conturbado e ter ficado sem moradia e sem poder dar uma moradia adequada para o meu gatinho foi muito sofrido.

Para mim Dengo e Bread podem ter sido o mesmo espírito que passou por minha vida em períodos diferentes e me deu amor da forma como eles puderam me dar. E eu também os amei de todo o meu coração.

Perder um amigo é sempre doloroso, nunca estamos preparados para esse momento. Passei um longo período relutando em adotar outros gatos até que em 2017 venci minha resistência e adotei dois felinos peludos que amo de paixão. Eros (que depois de um tempo passou a se chamar Pupi) e Julieta.

Nesse período de pandemia eles estão ainda mais apegados a mim e eu a eles. São companheiros durante todo o dia e ficam na minha cola para tudo que eu esteja fazendo.

Tento viver cada dia com a certeza que dou tudo o que eles precisam para terem uma vida plena e feliz com amor, alimentação, um lar seguro, cuidados veterinários e muito muito muito carinho.

Eles terão seu momento de partida, mas nisso eu não desejo pensar agora, pois estamos curtindo nosso tempo de vida centrados no presente.

Hoje faço uma prece pela vida do meu amiguinho Bread para que ele seja bem acolhido no céu dos animais. E também faço uma prece pelo meu Dengo que partiu há 8 anos.

Todos os animais merecem o céu aqui na terra também, que todos possam ser acolhidos, amados e queridos por pessoas que saibam suprir suas necessidades e lhes dar tudo o que necessitam para uma estadia plena enquanto existirem.

26 comentários:

  1. Breas agora está no céu dos amiguinhos de quatro patas, junto com teu gatinho Dengo. Também já perdi esses amigos de verdade e é doloroso. Tua sobrinha deve estra triste. Fiquem bem! beijos, chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Chica,

      Sim... é muito doloroso perder nossos amigos. São criaturas únicas e cada um revela um afeto especial em nós.

      Minha sobrinha ficou muito triste com a perda de Bread. Só o tempo para ajudar a amenizar a dor da perda.

      Agradeço pelas palavras de carinho!

      Um abraço!

      Excluir
  2. Bom dia minha querida amiga. Parabéns pelo seu amor aos animais, precisamos de mais pessoas assim. Espero que você possa conhecer Serro. Você é de qual cidade do Vale do Jequitinhonha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luiz,

      Os animais merecem todo o nosso carinho, respeito e cuidado. Aos poucos vamos mudando nossas concepções a respeito da vida dos animais.

      Sou da cidade de Almenara.

      Um abraço!

      Excluir
  3. Puxa que triste, Eliana! Bread foi muito amado e teve uma vida feliz assim como seu gatinho Dengo. A gente fica triste porque eles realmente nos cativam e a gente ama nossos pets...eles nos ensinam o amor incondicional. Vc tem dois gatinhos agora depois de perder o Dengo, mas eu que perdi minha Leti e até hoje não quis mais criar gatos...Tô lembrando dela agora e já enchi os olhos de lagrimas. Qualquer dia conto a estória dela lá no blog.

    PS: Estou adorando as artes de seu blog!

    Boa semana!
    Beijos nas bochechas!
    😘🌺

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ane,

      Quando perdemos nossos bichinhos sentimos muita dor e acabamos nos fechando para novas adoções. Relutei muito até conseguir pegar meus dois peludos.

      Chega um momento que nosso coração cicatriza e aí a gente consegue dar um passo adiante.

      Espero que você consiga superar sua perda em algum momento. Tem muitos bichinhos à procura de uma lar amoroso e seguro para viver.

      Obrigada pelas palavras de carinho!

      Sobre as artes, tenho gostado muito de editar no Canva, é uma delícia ver as criações tomando forma. Faço scrapbook com papei mesmo, quando percebi que poderia utilizar a técnica no Canva fiquei super motivada a criar novas formas.

      Um abraço!

      Excluir
  4. Tia Li. Estou aqui lendo e chorando de emoção. É muito difícil a perda. Vamos continuar Amando nosso minino. Ele faz muita falta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Charles,

      A perda de uma bichinho tão amado dói muito! Todos sentiremos muita falta do pequeno Bread.

      Desejo que vocês fiquem bem.

      Um abraço!

      Excluir
  5. Oi, Eliana!
    Também acredito que os animais possuem alma e por isso, mesmo os não domesticados, deveriam ter mais respeito. Já perdi alguns amiguinhos e entendo bem a dor da perda. Por coincidência, tenho uma história muito parecida com a sua de quando vim morar no Rio. Meu gatinho não gostou e miava o dia todo. Tive de levá-lo de volta para Minas. Pouco tempo depois ele faleceu. Sei que foi bem cuidado pela minha mãe, então não fiquei encabulada com isso. Mas desde então dei preferência para cachorros, pois sei que eles acompanham os donos por onde estes o levam, diferentemente dos gatos que apegam ao lugar onde moram.
    Não sabia desse livro e achei bem interessante.
    Bom início de semana!!
    Beijus,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Luma,

      Não sou espírita, mas me identifico com muitas questões apontadas pela doutrina. A respeito dos animais, os espíritas falam que eles são nossos irmão caçulas (em matéria de evolução).

      Acredito na espiritualidade dos animais e que muitas conexões que formamos com eles não tem uma explicação física.

      Entendo sua dificuldade em voltar a adotar um gatinho, mas desejo que em breve você consiga superar o que aconteceu. Gatos e cachorros são criaturas belíssimas, cada um com o seu jeitinho de ser.

      O livro é bem interessante, vale a pena dar uma conferida.

      Um abraço!

      Excluir
  6. Oi Eliana, sei bem como se sente, eu também acredito que ele pode ser o seu gatinho que votou essa é a melhor explicação, pois, eles não demoram a reencarnar.
    A 5 anos comecei a criar um gatinho o Floquinho, já amo ele!
    Virou membro da família e tudo que me falavam de gato, era tudo mentira kkkkk.
    Eles entram na nossa rotina, sabem a hora de dormir, e detestam ficar sozinhos. O meu dorme junto no meu pé e no frio dorme no meio das minhas pernas, rs.
    Sempre tive cachorro a vida inteira tanto que me casei e trouxe a Lolla que iria fazer 1 ano. Ela morreu em 2019 com 15 anos uma poodle que me amava, onde eu ia, ia atrás, eu tenho certeza que um dia ainda ela vai voltar. E vai tentar me encontrar.
    E trouxe um jabuti que está comigo desde os meus 18 anos. Hoje tenho 48 anos... ele 30 anos , tenho uma outra cachorrinha vira-lata a Laika mestiça de pinscher (me falaram rs) pula alto e fica louca se eu sair de casa, ta com 5 anos, também tem um gerbil que dura 4/5 anos, já está com 3 anos a Elise, essa meu menino quem pediu...uma porquinha da índia, que fez 1 ano em agosto que está conosco, está é da minha menina, e assim eles aprendem a cuidar, dar comida...enfim, aprendem que os bichinhos dependem da gente para cuidar e viver bem.
    Eu amo os bichinhos, não vivo sem. E acho que isso me traz um aconchego, como se a natureza ficasse perto, tenho plantinhas espalhadas pela casa, toda e quintal, garagem, área de luz.
    Não vivo sem, dá um pouco de trabalho, cuidar de tudo e todos, mas faz um bem danado também para nossa alma.
    Estou adorando suas postagens Eliana, gratidão por cada leitura.
    Acredito que Bread estará sempre presente seja na sua vida, e dos seus donos.
    E obrigada por compartilhar.
    Diga ao Charles que ele fique bem, e que ele lembre das boas lembranças deixadas pelo Bread.
    O Dengo também sempre estará contigo...e não se preocupe ele sabe o quanto você o amava, por isso, você teve que deixá-lo na sua mãe.
    Fica em paz...
    Um beijo enorme querida!!!

    Dri ❤🌻

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Adriana,

      Que comentário lindo! Agradeço por cada palavra de acalento e carinho!

      Estou aqui imaginando que maravilha é sua casa! Um verdadeiro mini zoológico! Gente, quanta diversidade de bichinhos!

      Amei demais você contar um pouquinho sobre cada um dos seus bichinhos, sem dúvidas os animais trazem muitas alegrias para nossa vida.

      Sobre os gatos realmente pintam um quadro muito negativo sobre o jeito de ser deles, "tudo intriga da oposição" hahaha. Eles são incríveis. Tenho gatos em minha vida desde criança e eles são animais amorosos, carinhosos, companheiros. Muitas pessoas me falam isso, que nunca conviveram com gatos e quando conheceram os meus mudam completamente a ideia que tinham na mente.

      Cuidar de tantos bichinhos assim certamente não é uma tarefa fácil, demanda atenção, responsabilidade, gastos financeiros, tempo de dedicação. Enfim, seu esforço em criá-los é uma prova e tanto de amor.

      Os bichinhos merecem!

      Mais uma vez agradeço pelas belas palavras de carinho!

      Um abraço!

      Excluir
  7. Sinto muito pelo Bread :(
    Perder um animalzinho não é nada fácil.
    Espero que fique bem!

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelas palavras de carinho!

      Com certeza é um episódio bem doloroso, mas o tempo ajuda a amenizar.

      Um abraço!

      Excluir
  8. Boa noite Eliana. Quando fui à Serro passei perto da nascente do Rio Jequitinhonha. Já tive oportunidade de vê-lo na BR 101 na Bahia, confesso que tomei um susto com a pouquíssima quantidade de água.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luiz,

      É bem verdade isso, a situação atual do rio assusta mesmo!

      Na última vez em que estive na minha cidade (em 2019) me recordo bem como estava baixo o nível de água do rio.

      Por cima da ponte que corta o rio dava pra ver a quantidade de pedras do fundo e uma água muito pouquinha.

      É lamentável até que ponto a exploração da natureza pode chegar.

      Um abraço!

      Excluir
  9. Oi Eliana ao longo da minha vida já tive muitos animais de estimação, cães e gatos, alguns morreram envenenados por pessoas ruins e foi muito duro ver o bichinho agonizando e não poder fazer nada, hoje tenho 5 gatos e uma cachorra bem idosa, as vezes me aproximo para conferir se ainda esta respirando. Esse bichinhos tão carinhosos cativam nosso coração e precisam de cuidados. Não fique triste pelo que aconteceu com o Dengo, você fez o que podia.
    Muitos beijos,Vi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vi,

      Tanto bichinhos amados passam pela nossa vida, não é mesmo? Cada um com seu jeitinho e sua personalidade.

      É muito triste saber que existem pessoas capazes de cometer tais atrocidades. Não consigo compreender essas mentes maléficas.

      Você tem muitos bichinhos que precisam do teu amor e do teu cuidado.

      A respeito de Dengo eu compreendo que foi uma situação necessária e que infelizmente o pior aconteceu.

      A gente aprende a superar as dores.

      Um abraço e obrigada pelas palavras de carinho!

      Excluir
  10. Obrigada você Eliana pelo comentário lá no blog!
    Ter um blog é algo incrível né? Eu adoro também ♥

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Valéria,

      Sim, é verdade! Os blogs são espaços de interação incríveis mesmo! Adoro estar por aqui!

      Um abraço!

      Excluir
  11. Certíssima! Todos os animais merecem o céu aqui na Terra. E todos os homens também... Podia tê-los chamado de Romeu e Julieta, ou Eros e Psiquê! Rs
    Obs.: Estou escrevendo agora um livro de haicais infantis. Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sol,

      Verdade, merecemos também... Mas acho que tem gente que faz muita maldade conscientemente e talvez esse merecimento não seja viável.

      Meus gatinhos vieram em momentos diferentes. Eros veio antes e quando adotei Julieta ela já tinha esse nome, aí não quis modificar pois ela já atendia por ele. Mas gostei das sugestões!

      Fiquei curiosa com o livro dos haicais infantis!

      Um abraço!

      Excluir
  12. também perdi o meu cão este ano e ainda não me conformei com a ideia. os meus sentimentos
    http://retromaggie.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Magda,

      É uma perda muito triste! Sinto por você também!

      Um abraço!

      Excluir
  13. Todos me perguntam o por quê da tarja
    vermelha
    na capa da pagina, menos você.
    Você não me pergunta nada, mas lhe dizer mesmo
    assim. É para os chatos (as) não ficar me dizendo
    que o texto é mal intencionado, que tem duplo
    sentido e coisa e tal e tal e coisa. Eliana, isso,
    com o tempo enche o saco, enche não? Então. Agora
    com um Leão de Chácara na entrada eu quero ver o
    que vão me dizer.
    Quisera eu ter mais umas 3 amigas assim, como você,
    Eliana. Aliás, você é tão amiga que vive metendo
    gasolina na fogueira dos outros. Tu quer é botar
    fogo no negócio, quer não?! É por isso que eu
    escrevo tanta bobagem, sabia? Por isso.
    Adoro você, adoro o Ryk@rdo, como ele gosta de
    ser chamado e todo mundo de cabeça boa.
    Um beijo. Um não. Muitos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Silvio,

      Amo ler o seus textos e acho a sua escrita muito instigante!

      Te acompanharei no blog sempre que postar uma novidade e estarei por lá apreciando suas produções.

      Um abraço!

      Excluir