domingo, 5 de setembro de 2021

Experimentando: Sopa De Cebola

Desde que o frio deu as caras por aqui, tenho experimentado algumas receitinhas de caldos e sopas saborosas e boas para aquecer o corpo. 

Pego uma receita ou outra na internet e na maioria das vezes costumo adaptá-las para o meu paladar ou pelo que tenho de ingredientes em casa. Sei que o resultado é sempre delicioso! 

Já fiz o caldo de abóbora com carne seca desfiada que ficou divino! Experimentei também o caldo verde, que amo e nunca havia feito em casa. Todos ficaram um espetáculo de sabor! Futuramente posto minhas versões das receitas por aqui.

Então ontem estava eu sapeando alguns blogs e encontrei o Tacho da Pepa com uma receitinha maravilhosa e fácil de sopa de cebola. Vi a listinha de ingredientes e corri para fazer. 

Dei um pulo no supermercado para comprar mais cebolas e outras coisinhas saborosas para incrementar a receita e fui para a cozinha. 

A receita é bem fácil! Amo cebola e tudo o que se pode fazer com ela com certeza ficará saboroso! 

Segui à risca a receita do Blog o Tacho da Pepa, mas senti que ficou muito ralinha, queria que ficasse mais cremosa. Então depois de pronta e depois que saboreei a primeira porção, com o restante que ficou na panela eu readaptei a receita, colocando um pouco mais de farinha de trigo em uma nova porção de cebola frita, misturando com a sopa que já estava pronta para que pudesse engrossar um pouco mais o caldo.

Essa é a minha versão da receita:

Ingredientes:

  • 6 cebolas brancas
  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • 5 colheres de sopa de farinha de trigo 
  • 1  xícara de vinho branco seco
  • 1 litro de água quente
  • Tomilho
  • Sal a gosto

Modo de preparo:

  1. Colocar a manteiga em uma panela (grande e que tenha o fundo mais grosso), adicionar as cebolas cortadas (cortei em meias luas finas) e deixar fritar calmamente até que fiquem douradas. Tem que ficar de olho para não deixar queimar, vá misturando de tempos em tempos. Achei essa parte mais demorada, pois o volume da cebola é bem grande. Mas ela murcha bastante. 

  2. Depois que as cebolas já estavam bem douradinhas, acrescentei (à gosto) tomilho seco. Não encontrei o fresco no supermercado, então usei o seco de pacotinho. Coloquei o sal (também à gosto) e misturei bem. Nesse momento o cheiro do tomilho rescendeu pela cozinha, uma delícia! O tomilho é opcional, se não gostar é só não colocar. 

  3. Adicionei as colheres de trigo e misturei bem. Na primeira versão da minha sopa, nesse momento o trigo ficou bem molhado. Na segunda versão coloquei o suficiente para fazer tipo uma farofinha. Deixei o trigo cozinhar levemente (sem deixar queimar) para não ficar com gosto forte.  Depois que o trigo ficou bem passado na panela, misturei o vinho branco seco e deixei ferver um pouco para evaporar o álcool. 

  4. Coloquei a água quente e misturei bem para não empelotar o trigo. Deixei cozinhar por cerca de 5 minutos. E pronto! Essa é a primeira versão da sopa que ficou com o caldo mais ralinho. Coloquei queijo parmesão e levei para o forno para gratinar. Essa dica do Tacho da Pepa fez toda a diferença! A sopa fica ainda mais gostosa!
  5. Essa é a segunda versão com o caldo mais cremoso. Detalhe para as torradinhas em formato de coração. O tomatinho uva tinha acabado, então usei o Débora.

Fiz torradinhas com pão francês, tomate, queijo muçarela e parmesão para acompanhar, salpiquei um pouco de cheiro verde e o prato ficou com um toque especial!

É muito bom preparar uma comidinha saborosa assim que aquece o corpo e alma!

28 comentários:

  1. sopas e caldos são tudo de bom, né? minha coisa preferida do frio é poder tomá-las. e a sua ficou linda, fiquei com água na boca só de olhar!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Arantxa,

      Concordo com você! Sopas e caldos são o tipo de refeição leve que nutre e aquece o corpo no frio. Bom demais!

      Que bom que gostou! Obrigada!

      Um abraço!

      Excluir
  2. Aqui em casa adoramos sopas e nossa janta é com elas. Essa tua é ótima!Bem apetitosa e bem dada a receita! beijos, chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Chica,

      Jantar uma sopa ou um caldo é muito bom, também gosto desse esquema.

      Que bom que gostou!

      Um abraço!

      Excluir
  3. Amo caldos. E no inverno gosto bastante de tê-los para aquecer o corpo e aproximar a todos no ambiente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Edite,

      O alimento aproxima e aconchega. Arruma a mesa para se alimentar junto da família é um momento aguardado do dia.

      Um abraço!

      Excluir
  4. Respostas
    1. Faça uma pausa nas corridas para o almoço, Mauro!

      Um abraço!

      Excluir
  5. Uso sopa e cebola para refogados e comida de forno :)
    http://retromaggie.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Magda,

      Por aqui cebolas e alhos são ingredientes essenciais para tudo também. Não sei cozinhar sem ter esses dois por perto.

      Um abraço!

      Excluir
  6. Eliana, minha fisioterapeuta me proibiu
    de usar o computador e como sou péssimo
    postando com o celular, decidi deletar
    minha página. (Muitas dores na cervical)
    Desculpa.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Silvio,

      Sinto muito que esteja passando por esse momento de dor. Sentir dor e conviver com ela é terrível.

      Desejo melhoras e que possas retornar ao blog para escrever seus textos maravilhosos.

      Um abraço!

      Excluir
    2. Maravilhosos, foi isso o que
      você disse?! kkkkk
      Amigo é phoda, mesmo. Só diz
      o que outro gosta de ouvir.
      (mais risos)
      Um beijo e obrigado Eliana.
      Muito obrigado pela força.
      (Tô bem, muito bem, graças a
      Deus e ao meu ortopedista
      que por milagre venceu a covid
      que o acometeu).
      Beijos de novo.

      Excluir
  7. Oi Eliana ficamos feliz em saber que gostou da receita da sopa de cebola e que incrementou de acordo com seu paladar, pelas fotos ficou deliciosa, também gosto muito de sopa e no inverno aquece até o coração.
    Obrigada por citar o Tacho.
    Beijos,Vi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vi,

      Eu que agradeço a visita e a receitinha fácil de fazer!

      Adoro encontrar receitas que são fáceis de fazer e levam poucos ingredientes que temos em casa. Junta a fome e a vontade de fazer uma comida... hahaha

      Um abraço!

      Excluir
  8. Já sentia falta das palavras
    sérias e bem faladas.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E eu estava sentindo falta das suas visitas, Silvio!

      Sua interação aqui no blog é sempre muito bem vinda!

      Um abraço!

      Excluir
    2. Ah, que nada, minha amiga.
      Bondade sua.
      Beijos, sabor hortelã.

      Excluir
  9. Uau, Eliana! Fiquei com vontade de experimentar tua sopa com as torradinhas e tudo! Faz muito tempo que não tomo sopa de cebola... As artes também ficaram 10, muito bem feitas! Parabéns! Taí uma ideia a mais pra minhas férias: cozinhar comidinhas diferentes! Ah sim, eu também gosto de cebola, a dupla alho e cebola deixa tudo gostoso!

    Beijos!🌺😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Ane,

      Te falo que vale muito a pena experimentar sim. É uma receita fácil e leva poucos ingredientes.

      Obrigada pelo carinho! As artes foram feitas no queridinho Canva. Ele dá tantas opções de criações, não é mesmo? Eu adoro usá-lo.

      E sem dúvida que alho e cebola são dois ingredientes curingas!

      Um abraço!

      Excluir
  10. Oi Eliana. Tudo bem?
    Minha primeira vez por aqui e já chegou com um post delicioso desses! Sua fotos me deixaram com água na boca. Acredita que não lembro de já ter saboreado uma sopa de cebola? Com certeza sua dica foi anotada e qualquer hora dessas irei fazer por aqui. Parabéns pelo capricho.
    Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Lia,

      Que bom receber sua visita por aqui! Seja sempre bem vinda!

      Menina, sopa de cebola é uma delícia! Se você gosta de cebolas vai gostar da sopa sim. Faça quando sentir vontade, não vai se arrepender!

      Um abraço!

      Excluir
  11. Olá, Eliana!
    Que delícia de receita!!! Deve ter ficado deliciosa, com certeza eu já aceitaria um prato com essa sopa e aceitaria as torradinhas também rsrsrs adorei a receita!
    Vim aqui conhecer seu Blog, é muito lindo aqui e agradecer sua tão simpática visita no meu Blog e suas palavras deixadas por lá.
    Bom final de semana, um abraço
    Valéria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Valéria,

      Que bom recebê-la por aqui!

      Sim!!! A sopa de cebola é uma delícia e vale a pena parar uns minutinhos na cozinha para prepará-la.

      Agradeço pelas pelavas de carinho!

      Um abraço!

      Excluir
  12. Eu também amo sopas. E como esse ano finalmente tivemos inverno, também fiz algumas vezes. Gosto de comidas quentes, não sou fã de saladas e frios... a não ser que possam ser esquentados com toda a comida.
    Você falou no meu blog sobre os ipês. Acontece que, quanto mais se aproxima a primavera, mais as flores caem e eles ficam verdinhos, ganhando folhas novas. No verão é que vemos uma explosão de cores e flores. Pelo menos no meu jardim...
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sopas e tempinho frio são uma combinação perfeita, não é mesmo? Caberia até num verso daquela famosa música de Claudinho e Buchecha (Fico assim sem você) hahaha (Olha eu viajando nas ideias aqui).

      Eu já gosto de comida, pode ser do tipo fria e do tipo quente. Adoro comer!

      Ahhh sim, sobre os ipês... É verdade. Eles têm mesmo essa característica de florescerem antes da primavera. Amo as suas fotografias de ipês!

      Um abraço!

      Excluir
  13. Hum deu fome rs
    Adoro cebola, vou me arriscar a fazer um dia desses, mas no frio esta sopa....vou vir depois copiar a receita e obrigada por compartilhar bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho certeza que vai gostar também, para quem ama cebolas é uma ótima pedida!

      Acredito que o vinho branco seja opcional, ele dá uma saborzinho diferente na receita, mas se não quiser colocar por causa das crianças, penso que não compromete o resultado.

      Mas de qualquer forma o álcool evapora no momento do cozimento e só fica mesmo o sabor do vinho.

      Um abraço!

      Excluir