quarta-feira, 1 de setembro de 2021

Chuva E Melancolia


Choveu na madrugada...

Choveu pela manhã...

Choveu de tarde...

Choveu no início da noite...

Entre pausas e oscilações o dia transcorreu um tanto quanto melancólico.

Não sei explicar o que acontece, mas tem certos dias de chuva que me trazem uma melancolia indescritível. Me leva a lugares adormecidos pelo tempo, guardados lá no fundo do baú da memória.

Esse sentimento vem acompanhado de lampejos de minha infância, de minha família, de amigos que já não fazem mais parte do meu ciclo de vida atual, de tantos momentos vividos que não consigo descrever. 

É um misto de sensações, de saudade, nostalgia, aperto no peito... Dá uma vontade de pressionar um botão, ir até aos lugares que a memória despertou, reviver aquele momento bom e voltar para o minuto atual. 

Dá para fazer isso, mas apenas em pensamento. E fica sempre um sentimento de que alguma coisa está faltando. Certamente o que falta é ser palpável, sentir os aromas que acompanham as lembranças, pois são apenas lembranças. 

Ah chuva...


"Que a chuva caia como uma luva,
um dilúvio, um delírio.
Que a chuva traga
alívio imediato."
(Engenheiros do Hawaii)

10 comentários:

  1. Eliana, eu amo dias de chuva! Adoro ficar aconchegada tomando um café, lendo um livro, vendo algum filme... e quando a chuva tá forte: dormir! Deve ser porque adoro ficar em casa. Acho que vc sente melancolia porque fica mais quieta e aí a tendência da gente é voltar ao passado, lembrar momentos... Mas isso também faz parte, não podemos ficar o tempo todo alegres e felizes, ninguém consegue isso... Boas lembranças pra você!

    Beijos nas bochechas!
    Ane🌼

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ane,

      Os dias de chuva tem seu lado bom. O barulhinho da chuva é ótimo para dormir, também gosto muito.

      Sou uma pessoa introspectiva e acredito que a chuva me deixa em estado meditativo. de recolhimento. Mas não é ruim não, gosto da sensação.

      Um abraço!

      Excluir
  2. Os dias de chuva podem ser muito agradáveis!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Teresa,

      Concordo com você! Os dias de chuva tem seu lado bom também. Principalmente se pudermos apreciá-la estando em casa.

      Um abraço!

      Excluir
  3. Olá Eliana!
    Eu também sinto essa nostalgia muitas e muitas vezes (mas não é apenas o dia de chuva rs). Mas parece que a chuva intensifica isso. Gosto principalmente quando chove à noite e as luzes do poste refletem na rua.
    Esse sentimento de querer apertar um botãozinho e voltar é tão forte, ainda mais atualmente. Mas ficam as boas lembranças :)
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jessica,

      Compreendo o que descreveu. As noites de chuva são muito boas para dormir, causam um relaxamento no corpo e o cheirinho da chuva costuma ser agradável.

      Ainda bem que podemos nos recorrer às lembranças, não é mesmo?

      Um abraço!

      Excluir
  4. Olá Eliana! Eu TB sou esse tipo de pessoa que adora a própria companhia. E dias de chuva são favoráveis a ficar em solitude.
    Dias de chuva são os mais propícios a reflexão. Abraços. Obrigada pela visita e palavras carinhosas. Boa noite.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Edite,

      Verdade, os dias de chuva nos deixa mais reflexivos.

      Gosto muito do som da chuva caindo, acho relaxante.

      Um abraço!

      Excluir
  5. A chuva, eu acho, mexe mesmo com a gente que é sensível demais, que sente demais e pensa demais. Almas de poetas, nada é só o que a gente vê.
    Especialmente essa nostalgia, ela vem e vai nos levando para longe sem sairmos do lugar...

    Com amor, Beca; ♡
    Café de Beira de Estrada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rebeca,

      Lindas suas palavras! Realmente "nada é só o que a gente vê", sempre tem um quê a mais, não é mesmo?

      A nostalgia é uma sentimento que tem dois polos: positivo e negativo. Depende para qual lado ela vai nos levar.

      Obrigada pela visita!

      Um abraço!

      Excluir