quarta-feira, 22 de setembro de 2021

Arteterapia X Mãos Inquietas E Cabeça Pensante

Tenho observado que meu nível de ansiedade aumentou muito no último ano. Acredito que as circunstâncias ocasionadas pela pandemia agravou esse quadro. Nunca recebi um diagnóstico a respeito da ansiedade, mas já consigo perceber quando saio do meu estado natural para um estado de maior inquietude. A sensação é de que um turbilhão de emoções explode internamente e provoca vontades excessivas.

A vontade excessiva que mais me incomoda é que me leva a comer sem parar. Não é um estado de fome, é uma vontade estranha de comer o que tiver pela frente para preencher algum vazio que não sei o que é exatamente. Mas a consequência de comer descontroladamente é aumentar o meu peso, o que já aconteceu nesse período de pandemia. 

Outras vezes percebo também a ansiedade que me tira completamente a vontade de me alimentar, é como se eu ficasse enjoada e recusasse qualquer alimento. Aí se encontra o desequilíbrio: ou é demais e é de menos, oito ou oitenta... 

Então nos últimos dois meses comecei a canalizar a ansiedade para outros focos. Sempre gostei muito de trabalhos manuais de diversos tipos e fotografia. Meus hobbies estavam largados lá no fundo de uma gaveta da minha consciência. 

Me automediquei com arteterapia! E essa estratégia vem me ajudando muito a retomar minha concentração que vinha sendo prejudicada pela ansiedade. Colocar as mãos inquietas na massa e realizar trabalhos manuais ajuda muito a relaxar a mente pensante, estimula a criatividade e auxilia no desenvolvimento da autoconfiança. 

Ainda estou sem trabalhar e esse episódio afetou muito minha autoestima. Não retomar meu lugar no mercado de trabalho vem mexendo com minha cabeça. Tenho muitos aspectos pessoais para reorganizar e a maioria depende de voltar a trabalhar. Estou confiante que em breve vou conseguir retornar ao mercado e a vida vai reencontrar seu eixo. Por isso a importância dos hobbies artísticos no auxílio do controle da ansiedade.

Tirei a poeira da minha câmera e voltei a fotografar pelo quintal mesmo, costumo fotografar a natureza de um modo geral. A fotografia me acalma e me relaxa. Gosto de fotografar meus gatos, os passarinhos, as borboletas, os besouros, as flores, as plantas, o céu! Acho tudo lindo! 

Beija-flor alimentando filhote.

Broto de carambola.

Flor de mato.

Flor de pitanga.

Peguei minha caixa de retalhos, agulhas e linhas e comecei a costurar à mão. Não sei fazer nada extraordinário, mas o simples fato de ver os pequenos pedaços de tecido ganhando forma dá uma alegria no coração. Estou planejando fazer capas de almofadas, mas ainda não estão prontas.

Tecidos sendo costurados para
se transformar em capas de almofadas.

Voltei a ter contato com minhas pastas de papéis, revistas, colas, tintas, tesoura, estilete, régua e demais materiais artísticos para recortes e colagens. Estou permitindo a criatividade fluir e a imaginação transbordar nos processos criativos. Criei uma série de marcadores de livros utilizando diferentes técnicas de artes.

Marcadores de livros feitos com
materiais reutilizáveis.

Aprendi a fazer desenhos utilizando a caneta do tablet da Samsung. Ele vem com um aplicativo de desenhos chamado Penup e dispõe de vários recursos e materiais para pintura. Tenho esse tablet há anos e nunca havia prestado atenção nessa ferramenta. É uma delícia me aventurar pelos desenhos. Não sei fazer nada elaborado, tenho um traço bem infantil, mas gosto dos resultados. 

Cacto sorridente.
Desenho feito no tablet.

Contemplando a chuva.
Desenho feito no tablet.

Enfim, estas são pequenas amostras das minhas produções. Tenho me permitido aventurar por diversos caminhos que os trabalhos manuais e artísticos podem me transportar. A arte liberta a mente dos pensamentos incessantes, além de ser um processo extremamente saudável. 

22 comentários:

  1. Nem fale nessas coisas da pandemia, é de pirarmos rs. Pulemos esta parte rs
    E vamos as fotos e desenhos, eu amei, mais posts assim para nos acrescentar.
    Essas fotos tão lindas....e os desenhos então...nem se fale!
    E as costuras, continue por favor quero ver as almofadas. Sei que vai demorar a mão demanda tempo, mas artes manuais são assim, demoram, mas quando ficam prontas, que satisfação.
    Vou procurar um app para minha menina no tablet...obrigada pelas dicas, e se vierem mais, vou amar.
    Bjssssssss

    Dri :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adriana,

      É verdade, pandemia é um assunto que deixa a gente pirado mesmo. Ai ai...

      Que bom que gostou das criações! Me sinto feliz em saber! Fazer trabalhos manuais ajuda muito a relaxar minha cabeça! Adoro papéis, cola, tesoura, fita adesiva bonitinha e colorida! Amo essas coisinhas!

      Estou ansiosa para terminar minhas capas de almofadas. Quando estiverem prontas vou postar aqui sim.

      Os aplicativos de desenhos são ótimos para praticar. Não gastam materiais físicos, não faz sujeira e não ocupa espaço sobre a mesa. (hahahaha) Estou amando a experiência de desenhar virtualmente! Sua filha vai gostar!

      Um abraço!

      Excluir
  2. Eliana, as coisas são bem complicadas nessa pandemia e esperamos esteja no fim e possamos retomar a vida normal... Adorei tuas fotos e que amor teus desenhos! ès bem criativa e tens dom,pois eu nem conseguiria desenhar nada... Muito lindo e continua! beijos, chica, tudo de bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Chica,

      Também espero que já esteja no fim, já se passou tanto tempo...

      Agradeço pelo comentário carinhoso! Gosto bastante desse tipo de arte, desenhar, colorir, fotografar, colar papéis e agora costurar à mão entrou na lista.

      Um abraço!

      Excluir
  3. Bom dia de Primavera, querida amiga Eliana!
    Fico impressionada como a ansiedade tomou conta de todos nós.
    É muito justificada, entretanto.
    Também me excedi na comelança e já me senti com apetite de correr atrás do prejuízo. Estou pondo em dia o distúrbio alimentar como compensação.
    As artes estão presentes o tempo todo em meu dia. Faço crochês o tempo que me ficaria ocioso.
    Ouço canto dos pássaros várias vezes por dia.
    Fotógrafo flores e a natureza também.
    Gostei e me identifiquei com seu post.
    Vamos artesanando e enchendo nossos dias de cores.
    Tenha dias abençoados e perfumados!
    Beijinhos com carinho de gratidão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Roselia,

      Que comentário lindo! A sua forma de vencer a ansiedade é bem parecida com a minha. Também gosto de ouvir os pássaros, comecei a alimentá-los no quintal e é lindo de se ver a quantidade de canários, rolinhas, sanhaços, bem-te-vis e outros que vêm comer.

      A ansiedade aumentou muito nesse período, ficamos assustados com a incerteza de tudo.

      Um abraço!

      Excluir
  4. Yo lo practico, pero no sabía que tenía nombre jajajaa Gracias por descubrirmelo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Malindha,

      Fico feliz que tenha gostado!

      Um abraço!

      Excluir
  5. Olá Eliana
    Trabalhos lindos, parabéns pelo talento, que Deus te abençoe sempre, em breve você estará trabalhando, bjs querida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lucinalva,

      Agradeço pelo comentário carinhoso!

      Pensamento firme e positivo para que o trabalha saia em breve.

      Um abraço!

      Excluir
  6. Muito bom! Deixe a imaginação fluir e as mãos trabalhar essas diversas artes, ao mesmo tempo terapias. São muito bonitas as suas criações. Parabéns!

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fá,

      Agradeço pelo comentário carinhoso!

      Dar asas à imaginação é uma ótima estratégia para deixar a criatividade fluir.

      Um abraço!

      Excluir
  7. Gostei de seus trabalhos, sinceramente.


    Penso que foi boa ideia usar seu talento para travar a ansiedade.Sugiro , no entanto, que escolha um bom psicoterapeuta e tenha acompanhamento nesse sentido quanto à ansiedade.

    Fiz psicoterapia e foi uma luz em minha vida.

    Abraço, feliz Primavera

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi São,

      Concordo com você sobre procurar um profissional da área de saúde para me auxiliar nesse processo. Até estou com um encaminhamento que meu ginecologista me passou, mas ainda não encontrei alguém que me transmita segurança.

      Mas enfim, enquanto isso vou me recorrendo à arte para acalmar a mente.

      Obrigada pelo comentário carinhoso!

      Um abraço!

      Excluir
  8. Nossa me identifiquei muito com você sobre ter ansiedade e as vezes comer demais ou então não comer nada, já tive muito isso :(
    No momento também estou sem trabalhar e é horrível não "fazer nada", ficando pensando no futuro... Mas tenho certeza que algo muito incrível nos espera, amém! ♥
    Acho muitooo legal arteterapia, alguns anos atrás já pensei até em fazer um curso sobre arteterapia, mas acabei seguindo outros passos.
    É importante termos algum hobbie e ter bons momentos fazendo algo que gostamos!
    Fique bem! :)

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Valéria,

      Não é fácil sentir essa agonia dessa ansiedade! A questão do desemprego tem pesado muito mesmo nessa situação toda.

      Mas a arte tem ajudado a controlar os picos mais tensos.

      Que a gente consiga um novo e ótimo emprego em breve!

      Um abraço!

      Excluir
  9. Boa noite Eliana. Acho os casos de ansiedade aumentaram grandemente por causa da pandemia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luiz,

      Sem dúvida aumentaram mesmo, foram muitas as perdas em vários cenários. Muitas pessoas afetadas diretamente ou indiretamente.

      Um abraço!

      Excluir
  10. Eliana, você é extremamente talentosa, adorei ver seus desenhos, suas fotos, as capas de almofada e os marcadores, são lindos! Vc acertou em cheio na maneira de se livrar da ansiedade, ocupar a mente e esquecer os problemas! Parabéns, gostei muito! Continue viu?


    🌺🌼🌷 Boa semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Ane,

      Agradeço de coração por esse comentário carinhoso! Fazer arte é uma coisa que sempre me agradou e faço com muito gosto e prazer.

      Vou seguir sua dica de não parar de realizar essa atividade tão prazerosa!

      Um abraço!

      Excluir
  11. Obrigada pelo comentário lá no blog Eliana! ♥
    Ótima semana pra você :)

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Valéria,

      Tenho gostado muito de visitar seu blog. Suas postagens são ótimas!

      Um abraço!

      Excluir