segunda-feira, 24 de agosto de 2020

Primeiras Palavras

Aqui estou eu iniciando mais um projeto! Mais um blog para a lista - Sim!!!

Faz muitos anos que me excluí da rede de blogs (pensando aqui, acho que excluí meu último blog no ano de 2009). Há poucos dias desse mês de agosto senti um grande desejo de voltar a escrever em um blog (será que é efeito da quarentena prolongada? Talvez...). Me veio uma nostalgia de uns tempos remotos da internet, quando surgiram os blogs, lá pelo início dos anos dois mil. Pois é, já se passaram vinte anos desde então. 

Já escrevi blog diário, já tive blogs sobre Educação Infantil (minha área de atuação profissional), mas todos foram para o beleléu. Não tive paciência para manter nenhum deles, sempre começando e depois de uns poucos anos, cansava e excluía.

E como falei anteriormente, senti uma nostalgia a respeito do assunto. Vieram tantas memórias boas me visitar, que resolvi voltar a escrever num diário on-line. Escrever em diários é um hábito que ainda cultivo (quero dizer diários físicos em caderninhos, uma coisa que eu amo).

Escrever é um ato libertador! Não importa sobre qual tema seja, quando a escrita materializa o que o pensamento muitas vezes berra na nossa mente, é uma verdadeira terapia. É assim que me sinto. Escrever organiza os pensamentos. 

Outra coisa que me ocorreu também sobre esse universo on-line diz respeito às demais redes sociais. Me desinteressei de todas elas - primeiro foi o Facebook (excluí minha conta definitivamente em 2013). Depois passaram-se uns anos e fui me aventurar no Instagram. Fiz uma conta apenas para fotografia de natureza. Daí parti para uma conta pessoal e foi aí que tudo desandou novamente. Perdi o interesse na forma como funciona tal rede e me excluí. Não fazia mais sentido para mim. 

Acredito que o blog é uma ferramenta diferente dentre as opções de redes sociais. Cheguei a pensar que ele havia deixado de existir na forma como era nos anos 2000. Sem dúvida a utilização hoje é muito mais acessível, pois os recursos de customização facilitam o uso para pessoas leigas em programação como eu. Mas me surpreendi que ainda existem muitos blogs pessoais ativos. Nem todos se renderam apenas às tentações das redes sociais da moda. 

Hoje não sou a mesma pessoa de anos atrás. Meus interesses mudaram, minha vida mudou, as pessoas com as quais convivo não são mais as mesmas... Essa é a beleza da vida: "tudo muda o tempo todo no mundo"

Este será uma espaço livre para minhas ideias, sem rotular assuntos ou temas específicos para abordar. Me sinto feliz em estar por aqui novamente.  

4 comentários:

  1. Eliana, eu demorei a aderir aos blogs. Quando comecei, te digo, fiz amizades. Nenhuma outra rede me fez isso. Entrei e saí de Facebook e, atualmente, não estou em nenhuma. Os blogs, realmente, chega um tempo que parece que a gente não tem nada para escrever, ou vontade. Mesmo o meu blog principal, eu ensaiei parar umas 2 vezes. Parei e...tempos depois (agora), estou voltando. Até pq meu blog principal tem muito da mh vida, da mh história. Nem que seja como registro, vai ficando por lá. Acho que o diferencial é este, as coisas não são tão superficiais nos blogs (no geral). Não adianta curtir, escrever uma, duas linhas e pronto! Tem que elaborar, a verdadeira escrita. A gente não deve é se colocar metas. Se eu não consigo escrever durante muito tempo, o blog fica lá, maturando hehehe Desejo que tenhas boa sorte e continues por aqui. O conteúdo é ótimo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cris,

      Os blogs têm um quê de especial, de nostálgico, pois sobrevivem até hoje mesmo com a criação das demais redes. Nesse meio tempo o falecido Orkut já deixou de existir e tantas outros também (fotolog, myspace...).

      Penso que o blog é mais profundo. O instagram por exemplo é muito efêmero, superficial. Nele eu sinto que as relações são rasas. Você curte uma porrada de fotos em poucos segundos e em seguida já nem se lembra mais do que curtiu. O Facebook tenho a impressão que se transformou numa máquina de fake news. Não consigo mais me adaptar a nenhuma dessas redes.

      Concordo com você sobre não se colocar metas. É deixar fluir, sem cobranças, assim o processo se torna mais leve e prazeroso.

      Obrigada pelo carinho! Pretendo seguir por aqui. Está me fazendo um bem danado!

      Um abraço!

      Excluir
  2. Os blogues não passam de moda.
    Como já "aguentou" mais de uma ano, presumo que vai continuar feliz por aqui.
    Gostei de a conhecer um pouco, vindo ao seu primeiro post.
    Eliana, tenha uma boa semana.
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jaime,

      Realmente acredito e sinto que o blog veio para ficar. Sigo firme rumo ao segundo ano!

      Obrigada pela sua presença por aqui!

      Um abraço!

      Excluir