sexta-feira, 28 de agosto de 2020

O Caso da Vagem Errada

Dia desses fui ao supermercado e na sessão de hortifruti aproveitei para comprar vagens, eu adoro! Aí logo vi a bandeja com as vagens verdinhas e pensei: "Oba, tem da vagem que eu gosto!". Peguei as vagens e trouxe para casa.

Preparei metade da embalagem para o almoço. Gosto de fazer tostadinhas na frigideira com um pouco de azeite, sal e pimenta do reino. Na hora de comer descobri que não era a vagem que gosto, era similar. Costumo comprar a vagem francesa, o verde dela é mais escuro e são bem fininhas. Essa era parecida na forma, mas diferente no sabor. E na embalagem (que não li quando comprei), estava escrito: vagens finas. 

Ainda tinha metade de uma embalagem na geladeira. Não consegui comer as vagens do jeito que gosto, ela é muito fibrosa, mesmo retirando aquela tirinha que ela tem nas laterais. Aí tive a ideia de transformar as vagens em bolinhos. E não é que deu muito certo? Fiz tudo no olhômetro, sem receita, mas ficaram bem saborosos.

BOLINHOS DE VAGEM

  • Primeiro higienizei as vagens, tirei as pontas e a parte fibrosa. Depois cortei em pedaços pequenos e coloquei para ferver com sal. Deixei cozinhando por alguns minutos e fui experimentando para conferir se estavam macias.
  • Enquanto as vagens cozinhavam preparei uma mistura com 2 ovos, 2 colheres de sopa de farinha de trigo, 1 colher de chá de fermento em pó, um pouco de sal e pimenta do reino. Misturei bem todos os ingredientes e ficou uma massa bem homogênea.

  • Depois escorri a água da vagem e misturei na massa. 

  • Com a massa pronta, fritei com um pouco de óleo. Peguei a massa com a colher e fui despejando no óleo quente (não precisa ser muito óleo, um pouco já é suficiente para fritar os bolinhos).


Ficaram deliciosos e foi uma forma de aproveitar as vagens que ficariam muitos dias na geladeira. 


Depois montei meu pê-efe com feijão, arroz branco e bolinhos de vagem. 

2 comentários:

  1. Vou anotar esta receita. Uma das coisas de quarentena é que ando reaproveitando MUITO mais as coisas. Dou uma olhada geral e tento fazer o máximo com o que tenho, antes de comprar algo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade! Também costumo fazer isso. Tenho pavor de jogar alimento fora. Reaproveito tudo o que posso.

      A receitinha é bem simples, mas no final das contas ficou bem gostosa. Acho que fica bom trocar o vegetal por outros.

      Um abraço!

      Excluir