domingo, 13 de março de 2022

Quando A Saudade Aperta o Coração

Estou longe dos meus gatos desde quando vim para o Rio e acabei ficando por conta do novo trabalho. Eles continuam em Cabo Frio, por enquanto não tenho como trazê-los pois ainda estou num período de adaptação e sem casa própria. 

O coração aperta de saudade! Passamos muito tempo juntos durante esses últimos dois anos, pois estava sem trabalho e ficava o dia inteiro em casa na companhia deles. Eles se acostumaram em me ter por perto 100% do tempo e eu também me acostumei em ficar todo o tempo com eles. Estou sentindo muita falta de ter os meus peludos comigo. 

No feriado de Carnaval consegui ir em Cabo Frio e passei seis dias ao lado deles aproveitando ao máximo a companhia dos meus amores. Mas não conseguirei ir com frequência e isso tem me deixado bem triste. 

Meu maior desejo no momento é conseguir organizar a vida de forma que eu possa ter meu espaço novamente e cuidar dos meus gatinhos, como sempre foi (antes da pandemia chegar e virar minha vida pelo avesso).

Hoje entrei no álbum deles no Google Fotos e fiz uma viagem no tempo, revendo as fotografias desde a época da adoção até as que tirei no feriado de Carnaval. São muitas imagens! Que bom!

Selecionei algumas fotografias para postar e deixar o coração aquecido: 

Costumam ficar com a língua de fora. Vez ou outra os fotografo
dessa forma. A famosa língua de gato. 

Eros (depois de um tempo comecei a chamá-lo de Pupi).
Tomando banho de sol e fazendo charme.

Eros (Pupi) - Gatão bonitão do mato.

Julieta (Juju) - Tirando uma sonequinha
na pilha de roupas de cama.

Julieta (Juju) - Espairecendo a beleza na janela do quarto.

Julieta (Juju) - Brincando com serpentina colorida no Carnaval.

Julieta e Eros - Compartilhando o tapetinho do banheiro.

Eros e Julieta - Adoram fuxicar juntos na janela.
Espiando os passarinhos.

Julieta e Eros - Relaxando na cama da mamãe.

Estes são meus dois amores peludos. Apesar de se parecerem muito e se relacionarem extremamente bem, não são irmãos biológicos. Ambos foram adotados no ano de 2017, em circunstâncias bem distintas.

Eros (Pupi) - foi adotado na cidade de Cabo Frio, num feriado de Festa Junina. Ele surgiu na casa da minha sogra num domingo pela manhã, passou o dia inteiro, estava esfomeado e comeu toda a ração da gata da minha sogra. Acabou ficando. Aguardamos para ver se alguém estava à sua procura, mas nada aconteceu. Tudo levou a crer que ele era um gato de rua, sem nenhum tutor. Nessa circunstância o adotamos, levamos ao veterinário, compramos caixinha de transporte para trazê-lo para casa no Rio, demos todas as vacinas e na idade adequada levamos para castrar. Quando o adotamos ele tinha mais ou menos uns 4 ou 5 meses, ainda estava trocando os dentinhos. Eu amo demais os gatos pretos! No decorrer da vida tive vários gatinhos pretos. Eles são sensíveis e muito amorosos.

Julieta (Juju) - foi adotada na cidade do Rio. Ela apareceu na escola que eu trabalhava, simplesmente foi abandonada lá. Um dia estava recebendo as crianças no momento da entrada e ela veio se aninhar perto da gente, procurando carinho e toda amorosa. Num outro dia ela chegou a me acompanhar até a minha sala. Aos poucos fui me apegando a ela. Na escola tinha uma senhora que cuidava dela, dava comida, água. Um dia cheguei para essa senhora e disse que gostaria de adotá-la. Essa senhora vibrou de felicidade e me deu o maior apoio para adotá-la. Trouxe Julieta para casa e quando a peguei no colo para colocar na caixinha de transporte, percebi que ela estava com a barriguinha toda costurada, cheia de pontos da cirurgia da castração. A levei ao veterinário, os pontos foram removidos, ela tomou as vacinas e estava com ótima saúde. Um detalhe, seu nome "Julieta" foi dado pelas crianças da escola, acabei deixando com o mesmo nome, pois combina muito com ela.

Eu amo bichos, mas os gatinhos são os meus favoritos. Sou daquelas pessoas que quando passa na rua e vê um gatinho, faz uma pausa para falar com ele, fazer um cafuné (se ele permitir - risos). Gatos são criaturas maravilhosas! 

21 comentários:

  1. Que lindos eles são e imagino as saudades! Ainda bem tens os álbuns de fotos deles! beijos, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Chica,

      A saudade está gigante aqui dentro! Espero em breve poder encontrá-los.

      Ainda bem que tenho muitas fotografias para ajudar a segurar a saudade.

      Um abraço!

      Excluir
  2. Como são muito lindos e mimados!


    Beijinhos e boa semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles são uns amores, Fá! Dois lindos!

      Obrigada e boa semana para você também!

      Um abraço!

      Excluir
  3. Belos gatinhos.
    Não conhecia o seu blogue.
    Mas dei uma vista de olhos e gostei muito do que escreve.
    Boa semana, Eliana.
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jaime,

      Agradeço pela visita e pelo comentário!

      Um abraço e volte sempre que desejar!

      Excluir
  4. A que lindinhos, essa saudade é fogo...mas logo estará com eles novamente.
    Nunca tive a experiência com gatinhos , apenas dogs.

    Boa semana! bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Lena,

      A saudade é dolorida mesmo!

      Os gatos são companheiros maravilhosos, vale muito a pena ter essa experiência!

      Um abraço!

      Excluir
  5. Que lindos os seus!
    Sua menina lembra a filhotinha da minha mãe a Cindy, ela pegou um casal e o filhotinho amarelo se chama Thomas...
    A gente não vive sem, e te entendo e muito, deve estar sendo muito difícil...e para eles também.
    Pois, os gatos são companheiros e entram na nossa rotina. E devem estar sentindo sua falta, mas creio que tudo acabará bem e logo você se organiza na moradia.
    Desejo que seja o mais breve!
    Um abração e a acalme seu coração.

    bjsssssss

    Dri :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Adriana,

      Obrigada pelas palavras de carinho! Desejo muito que em breve a vida esteja mais organizada e que meu gatinhos venham para o Rio também. Tudo em seu tempo.

      Os gatinhos da sua mãe devem ser fofos e lindos (todos são, né? rs)! Os gatos são incríveis companheiros de vida, parecem que são capazes de ler nossa alma! Amo demais!

      Um abraço!

      Excluir
  6. No céu lua cheia
    serenata na soleira
    dois gatos namoram

    Solange Firmino

    Vendo essas fotos dos seus lindos gatinhos, lembrei de um haicai que fiz para uma amiga que me enviou uma foto parecida, mas os gatos estavam na porta.
    Eu recebi seus cumprimentos pelo meu aniversário, muito obrigada. O bolo estava muito bom! Quanto às árvores, foram derrubadas porque as raízes cresceram demais e arrebentaram a rua. A segunda, que está começando a crescer no cercadinho terá o mesmo destino.
    Quanto ao poema, como se preparar para viver mais um dia? Como se preparar para mais um vírus, uma guerra, uma morte?
    "digo sim a tudo o que acontece
    com assombrosa certeza
    meus silêncios comungam
    com a estranheza desse tempo..."
    O outro poema, "ainda sobreviverei", é do meu primeiro livro, Fragmentos da insônia. Antes de operar o tumor eu sofria muito com insônia.
    O poema casulo não vi muito como borboleta, que é mais relacionada à dor, acho que o anjo não tem dor; ou tem? Eu tenho alguns poemas com temática de borboleta, mas agora está tarde para procurar link, vou ficar te devendo.
    Beijinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Sol,

      Lindo o haicai para os gatinhos da sua amiga!

      Agradeço pelo comentário explicativo.

      Gosto muito de ler seus poemas, são profundos e costumo fazer um exercício de interpretação para compreender e buscar os sentidos que me tocam. Do meu ponto de vista, a poesia deixa brecha para a subjetividade e assim, quando lemos uma poesia ela pode ressoar com nossas vivências.

      Um abraço!

      Excluir
  7. Que gatos mais lindos, Eliana! Adorei conhecer a história do Eros e da Julieta. É engraçado como alguns gatos simplesmente aparecem na nossa vida e depois a gente não consegue mais viver sem eles. =)
    Que pena você estar longe dos seus peludinhos. Não deve estar sendo um momento fácil pra você nem pra eles, mas torço para que logo logo você possa ficar pertinho deles de novo.
    Amei a foto deles mostrando a língua. hehehe Acho o máximo quando o meu fica com a pontinha da língua de fora mas nunca consegui fotografá-lo direito fazendo isso. E a foto dos dois na janela, então?! É muito amor!!! ♥

    Beijinhos ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Débora,

      Obrigada pelo comentário carinhoso! Esses dois são gatinhos muito queridos e amados em minha vida. O momento atual nos distanciou brevemente e creio que logo estaremos todos juntos.

      As fotos das línguas de fora são recorrentes por aqui. Eles costumam ficar assim e acho que não percebem que a língua está para fora. Acho muito engraçado!

      Um abraço!

      Excluir
  8. 😍😍😍😍😍 Ah que fofuras lindas!
    Imagino sua saudade longe deles, a gente se apega demais!
    Eu quase morria de preocupação quando viajava e deixava a minha gata só...
    Tomara que logo tudo se ajeite e vc fique junto deles de novo.
    Linda a foto dos dois juntos na janela.
    I love cats! Também!

    Beijos!
    Ane🌼

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Ane,

      Agradeço pelas suas palavras de carinho! Eu os amo muito, são parte importante da minha família.

      Entendo a forma como você se sentia em elação à sua gatinha, tenho sentindo exatamente a mesma coisa nesse período de distância. Fico preocupada se estão se alimentando bem, bebendo água suficiente, se estão usando a caixa de areia, se estão com boa saúde... passam muitas coisas pela cabeça.

      Um abraço!

      Excluir
  9. Ahh são tão fofinhos! <3
    Aquela foto dos dois na janela é a coisa mais linda!
    Também precisei me ausentar por uns meses do meu cachorrinho uma vez e quase explodia de tanta saudade. É assim mesmo. A gente se apega tanto, né? Eles oferecem tanto carinho e amor que é impossível não sentir falta quando estamos longe.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Jessica,

      Nos apegamos muito a eles realmente. É um amor especial que não se compara a outros tipos de relacionamentos. Deixa muita saudade!

      Agradeço pelo comentário carinhoso!

      Um abraço!

      Excluir
  10. Ai de quem diga que eles não são família! São sim! Criaturas amadas que conquistam nosso coração. A gente sente falta, se preocupa e divide a vida com eles. Não chegaram a ser dois anos, como tu, mas passei alguns meses desempregada aníssimos atrás, em cidade nova (pensei que iria ser chamada logo em concurso), só gastando, com minha falecida gata mais velha e ainda adotei a Benta. Gente, sufoco, né? Mas a gente dá um jeito para conviver com nossos companheirinhos. Que esta fase de adaptação tua logo se ajeite e possas te reunir com teus peludos novamente e fluir mais a vida. Fique bem!
    (p.s.: fiz duas postagens, obrigada por me acordar hehehe)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Cris,

      São meus filhotes peludos, parte importante da minha família! Muito amados e queridos!

      Essa questão do desemprego mexeu demais comigo (emocionalmente, financeiramente...), desestruturou totalmente a minha vida.

      Mas não temos controle sobre nada! Venho aprendendo a lidar com essas circunstâncias e buscando compreender a intenção por trás de cada fato.

      Cada dia é um novo dia e uma oportunidade de olhar e seguir em frente! Obrigada pelas palavras de carinho!

      Um abraço!

      Excluir
  11. Amei você amar gatos! Eu tenho 6 e 5 dormem comigo. São lindos também A mãe de três mora aqui. Ela se chama Pretinha, parecida demais com o seu Teve uma ninhada de 6 filhotinhos. Ficaram só três: A Lurdinha, o Soninho e o Lupinho. Os outros eu já os tinha: Branquinho e meu frajolinha que é imenso e se chama Michou! Bem legal nossas vidas com eles, não? Beijinhos!

    ResponderExcluir