sexta-feira, 6 de agosto de 2021

Cabeça Borbulhante

Tenho uma cabeça borbulhante! Pelo menos nos últimos meses tenho percebido isso. Uma cabeça que borbulha pensamentos incessantes. 

Eu penso, penso e penso... O tempo todo, o dia inteiro. Tenho a sensação de que minha cabeça borbulhante não dá uma pausa nem no momento de dormir. Aí os pensamentos na verdade são os sonhos. Sonho muito! Tenho sonhos atropelados.

Minha cabeça borbulhante pensa a todo instante (fiz até uma rima, não foi intencional). Sou uma pessoa que pensa muito e fala pouco. Desde sempre fui assim. A minha boca não acompanha a velocidade dos meus pensamentos. 

Pensando sobre isso, hoje durante o meu almoço sentei em frente da TV e sintonizei um canal (acho que foi no Canal Brasil) que estava passando um show do Ney Matogrosso. Era uma homenagem pelos seus 80 anos. Gosto muito do Ney Matogrosso, acho um artista excepcional e carismático. E como assim?! Ele fez 80 anos no dia 01 de Agosto?! 

Mas então, aí comecei a assistir ao show enquanto almoçava, mas já estava quase no final. Ele cantou uma música que gosto muito que se chama "Fala" e que começa assim:

"Eu não sei dizer nada por dizer,
Então eu escuto
Se você disser tudo o que quiser,
Então eu escuto"

Sou essa pessoa que não sabe dizer nada por dizer, na maioria das vezes falo quando sinto que tenho algo que importa ser dito. Pode soar estranho, mas jogar conversa fora pelos simples fato de jogar conversa fora não me é muito atrativo. 

Fica muito evidente quando estou falando ao telefone. Detesto falar ao telefone quando não é algo que seja importante para ser resolvido. O mesmo acontece nos aplicativos de mensagem. Se eu não tenho algo que considero importante para ser tratado não consigo ficar de trêlêlê. Acho desgastante. Me considero uma pessoa objetiva nesse sentido.

Mas quando se trata de pensar, aí é comigo! A cabeça borbulhante fica 24 horas on-line, sinto dificuldades em pausar os pensamentos. Meditar para mim é desafiador por conta dessa característica. Adapto a meditação com frases afirmativas que me ajudam a concentrar em um ponto mental fixo. 

Internamente é como se eu tivesse uma outra eu com quem eu falo em pensamentos. Ou, às vezes é como se tivesse um narrador mental ao fundo. Elaboro listas, organizo o dia, o que vou fazer em cada momento, repasso milhões de vezes o que eu deveria ter dito para determinada pessoa em alguma situação desagradável, é um diálogo interno infinito! 

Não sei se isso é bom ou ruim, mas é como tenho sido ou me percebido nos últimos meses. Aceito minhas singularidades e busco conviver com harmonia comigo, apesar de que pensar o tempo todo gera um imenso desgaste mental. Sei que a situação atual tem colaborado para que me sinta dessa forma, as poucas interações sociais físicas, o tempo que tenho passado só onde estou residindo atualmente, os contatos (em sua maioria) são virtuais.

Penso inúmeras vezes sobre o que desejo escrever aqui ou no meu caderno físico, elaboro textos inteiros mentalmente que em poucos segundos de desfazem como fumaça no ar. Planejar a escrita não funciona para mim. A escrita aqui é ocasional, não é elaborada nem planejada com antecedência. Todos os textos mentais ficam apenas na esfera da mente, nunca se materializam. Eu nem daria conta de transpô-los para o "papel". 

Meu processo de escrita é: bateu vontade de escrever - venho para o computador e deixo a escrita fluir. Penso em alguma fotografia ou desenho feito por mim que esteja em meu acervo e que acredito que faça algum sentido com a escrita e utilizo para ilustrar. Releio para corrigir possíveis erros e posto satisfeita por ter conseguido colocar alguns pensamentos para fora de mim.  

A sensação é de alívio, como esvaziar um pouco uma bola de soprar que está nitidamente no seu limite, prestes a estourar.

Fiz essa imagem para uma trabalho de conclusão de um
curso de fotografia que realizei em 2013.

12 comentários:

  1. Oi Eliana! Tudo bem....amei a ilustração! Posso sugerir algo? Quem sabe se você desenhar mais, coloca para fora os pensamentos, uma sugestão. Falo isso para minha filha, desenhe e deixe sair para fora.

    Eu sou uma pessoa que tem pensamentos incessantes também, porém, sou falante kkkkk. Acho que percebeu, e tenho mania de falar rindo, por isso uso muito a expressão quando escrevo. Ou rs...ou kkkkk....ou emojis.

    Só que tem um porém, se eu sentir que a pessoa não quer conversar, eu já não vou ser falante. Agora se for contrário, vai ter brigas para falar kkk.

    Só de vir aqui no seu blog, eu já senti, que você é assim. E as vezes até me policio em falar muito rs.

    Mas, a boca nervosa, já viu kkkkk.
    Eu respeito seu jeito, tenho amigas falantes e não falantes acho legal, essa troca de energia, mesmo que não seja a mesma.
    Respeitar as escolhas individuais ou o jeito de ser de cada um, seria um bom começo para a humanidade evoluir.
    Eu já te falei, cogitei várias vezes em fechar tudo no virtual. E viver a vida real. Como não tenho rede social mais...tenho o blog e o Pinterest (este é bom para inspirar, e também para acumular, aff)
    Outra coisa que as vezes fico pensando é no acumulo virtual, ou um exemplo, tenho um pen drive com alguns moldes guardados e com os do curso que fiz na Eduk. E as vezes me pego refletindo, em guardar coisas no virtual que talvez nem precise mais....estou querendo mudar algumas coisas, tipo deixar de fazer artesanato com feltro, acho que ciclo está se fechando. Estou querendo focar em outra coisa, talvez bordado livre. Estou refletindo...mas com o tempo curto as vezes, só fica no pensamento, e é ai que a gente fica sem dormir kkkkk ou acorda a noite com os pensamentos presos...preciso começar as escolhas, sempre deixo para resolver depois. É hora de mudar e fechar ciclos...com as aulas em casa, minha vida virou um pouco mais de ponta cabeça hahaha.
    Bom, é isso...olha o tanto que a pessoa falou kkkk.

    Abração!!!!!
    bjs

    Dri :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriana, eu adoro seus comentários!

      É como se estivéssemos numa conversa presencial rs. Gostei da sua sugestão a respeito de desenhar mais. É uma boa ideia! Estou sem prática e não tenho técnicas, costumo fazer quando bate a vontade. Com o passar do tempo essa vontade foi se perdendo.

      Quanto a você ser uma pessoa falante, acho essa característica ótima! Sou uma ouvinte atenciosa. Fale sempre o quanto desejar. Concordo quando diz que o respeito mútuo é a chave para a evolução da humanidade. Estamos ainda muito aquém do desejado, acredito.

      Quanto ao acúmulo virtual, te entendo! Tenho muitas pastas com inúmeros arquivos guardados. De vez em quando pego o hd e dou uma revisitada principalmente nas fotos e vídeos.

      Vivemos fases diversas. Esse desejo de mudar faz parte dos fechamentos de ciclos. Tudo tem seu tempo e espaço. Você dá um tempo do feltro e começa no bordado, os desejos se transformam.

      E os pensamentos nunca dão trégua, não é mesmo? rss

      Um abraço!

      Excluir
  2. Boa tarde, Eliana
    ótima reflexão. Passando para conhecer o seu blog, gostei muito.Tem uma frase que diz: falar é prata, mas o silêncio vale ouro. Existe muita sabedoria no silêncio. Que os pensamentos de paz sejam constantes. Bjs querida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lucinalva,

      Agradeço pela visita!

      Concordo com a frase que trouxe, o silêncio é necessário em diversos momentos de nossa vida.

      Um abraço!

      Excluir
  3. Oi Eliane.
    Não sou muito falante, embora minha cabeça borbulhe cheia de pensamentos ultimamente.
    Mas é devido a situação que estamos passando.
    Sou muito mais ouvinte.
    Amo ouvir as pessoas falarem, posso passar horas só ouvindo.
    Obrigada pelo carinho.

    Fica bem. bjsssssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Lena,

      Somos muito parecidas então. Me considero uma boa ouvinte, gosto de ouvir o que o outro tem a dizer.

      Concordo que a realidade atual esteja afetando nossa saúde mental. Muitas coisas para serem processadas e elaboradas. Haja pensamento!

      Um abraço!

      Excluir
  4. Oi Eliana! Eu não sou de falar muito e também de pensar demais. Costumo dizer que vivo numa realidade paralela, sonho acordada, a minha imaginação é muito presente. Mas sou capaz de conversar bastante se me sentir a vontade com a outra pessoa...e aí é que está o problema: encontrar alguém que me deixe a vontade porque também sou muito desconfiada com as pessoas. Acho legal quem tem a mente ágil e pensante como você. Pra escrever eu só preciso do assunto, que me venha uma boa ideia...na maior parte do tempo minha mente fica em branco como uma folha de papel nunca usado...
    Bom fim de semana!
    😊😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Ane,

      Nossa! Fiquei aqui imaginando como deve ser ter uma mente tranquila assim na maior parte do tempo. Deve ser uma sensação boa. Eu acho que minha mente tem andado muito agitada devido às circunstâncias mesmo, tenho passado por alguns problemas que têm mexido muito comigo. Aí não paro de pensar um segundo.

      Te entendo quando diz ser desconfiada com as pessoas, também sou assim e me torno sempre uma pessoa muito fechada.

      Um abraço e ótimo fim de semana!

      Excluir
  5. Li e reli seu ótimo texto e fiquei aqui matutando: deve ser complicado viver assim, com pensamentos borbulhando... aí lembrei que eu mesma já tive épocas na minha vida em que os pensamentos se atropelavam na minha mente e me atropelavam na vida. Eu pensava demais e sonhava demais, meu sono não era nada reconfortante, povoado de sonhos que, assim como os pensamentos, nunca me davam trégua e não me deixavam descansar. E eu vivia cansada, querendo não sei o quê. Felizmente o tempo milagreiro fez sua mágica e tudo passou. Aprendi a apropriar-me de meus pensamentos. Hoje em dia, se me vem um pensamento que não gosto, trato de mandar às favas! troco rapidamente por outro que me agrade mais.

    Tenho certeza que a atual realidade está afetando a saúde mental de todos nós. Vivo dizendo que essa pandemia tem comido meus miolos! E tem! Assim que para manter-me ativa física e mentalmente, venho transitando por vários universos que me aprazem: leitura, poesia, tricô, crochê, origami e xadrez. E tenho feito alguns quitutes (não sou quituteira, mas me viro, rs) e tenho assistido alguns filmes na netflix. Tenho fases, como diz Clarice, e acredito que tudo na vida tem seu tempo e espaço para acontecer. A gente sai de um universo e entra em outro, que, apesar de cíclico, nos parece sempre novo e completamente diferente.

    Desculpe o comentário gigante, mas foi seu texto que me inspirou e, ademais, estamos em pandemia, daí que... rs.
    Bjs
    Marli

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marli,

      Que comentário mais esclarecedor! O que você descreveu no primeiro parágrafo é exatamente a forma como me sinto.

      Creio que tudo foi desencadeado pela pandemia e suas consequências (perda de emprego, saúde mental afetada, entre outras coisas complexas no meio de tudo isso).

      Sinto que essa fase de mente incessante há de melhorar assim que conseguir colocar algumas coisas em seu devido lugar.

      Enquanto isso devo ficar atenta para evitar que minha mente transborde!

      Um abraço!

      Excluir