segunda-feira, 16 de agosto de 2021

Retomando a Rotina de Estudos


Depois de mais de um mês de "férias" da faculdade, retomamos as aulas na Uerj no dia dois de agosto. E agora chegamos ao primeiro semestre de 2021 e o planejamento é concluí-lo em novembro.

É uma loucura pensar que este será o terceiro Período Acadêmico Emergencial (PAE). Já estamos a três períodos estudando de modo remoto. 

Não posso dizer que me adaptei a esse modo de estudo, mas tive que dançar conforme a música. Não é o melhor dos mundos, mas é o que pode ser feito devido às circunstâncias. 

Na minha perspectiva, nada substitui a presença física, a troca entre professor e aluno, o olho no olho, as diversas linguagens: verbal, visual, corporal. Infelizmente a tela limita tudo isso.

Quanto a plataforma utilizada para as aulas consegui me ambientar e compreendo perfeitamente os recursos e ferramentas. Como fiz muitas disciplinas nos períodos anteriores tenho um bom repertório de salas e métodos de trabalho dos professores. A forma como cada um conduziu suas disciplinas, o que foi positivo e o que não funcionou adequadamente. Enfim, há professores e Professores. Cada um com seu jeito próprio de lidar com suas turmas e ministrar suas aulas. Têm aqueles que são mais acolhedores e se preocupam em planejar excelentes aulas, enquanto têm outros que não estão muito preocupados com a forma como vai apresentar suas disciplinas. 

Talvez pelo fato de eu ser Professora (há bastante tempo) eu tenha essa característica de observar os detalhes, as didáticas de cada um, o modo de se relacionar com as turmas. Sei que a experiência e o tempo me fizeram ser assim. 

Esse período acadêmico será mais tranquilo para mim. Peguei poucas disciplinas (apenas cinco dessa vez) e terei tempo de estudar com calma. Apesar de que ainda continuo desempregada e passo todo o meu tempo em casa.

Estou quase concluindo o curso, falta agora muito pouco a ser feito. Tentando recuperar o tempo, pois precisei trancar alguns períodos e só consegui retornar depois de realizar algumas coisas pessoais que estavam pendentes. 

Não estou cem por cento empolgada esse semestre. Tenho me sentido muito preocupada nos últimos meses e essa preocupação exacerbada tem mexido muito com meu estado emocional, afetando meu sono, minha alimentação, minha qualidade de vida.

Tenho plena consciência de que  preocupação em nada ajuda, pelo contrário, só faz mal. Mas nem sempre consigo controlar os excessos. Tudo isso na prática é desafiador!

Mas agora com a retomada da rotina de estudos me sinto menos perdida com o tempo e meus dias passam com mais foco e objetividade. A rotina tem sua própria beleza, ela organiza determinados aspectos da vida. E isso me ajuda a me sentir um pouco melhor. 

6 comentários:

  1. Mas que notícia boa Eliana! Não é aula presencial mas pelo menos vc agora tem uma rotina de estudos que já estão lhe ajudando a tocar a vida, né? Ouvi dizer que estas aulas não presenciais vieram pra ficar, pelo menos em parte. Será? Beijos nas bochechas!😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ane,

      Verdade, organizar a rotina me ajuda a organizar internamente. E eu adoro ter um tempo para estudar, ler, conhecer conteúdos novos.

      A EAD já era uma realidade, né? Agora com o ensino remoto emergencial ampliou essa oferta mais pela necessidade do momento. Acredito que muitos dos recursos do ensino remoto permanecerão pós pandemia.

      Um abraço!

      Excluir
  2. Respostas
    1. Oi Teresa,

      Também sou assim. Amo estudar, ler, escrever, aprender conteúdos novos! É o tipo de coisa que me entusiasma.

      Um abraço!

      Excluir
  3. Menina, eu sumiu eu sei rs. Eu cheguei a ler esta postagem, e não consegui deixar um oi...
    E justamente o que você citou na postagem vem me deixando um pouco desanimada com o ensino Educacional. Dá para contar no dedo o tanto de professor que realmente ama o que faz, e nasceu para lecionar, e o tanto que só ta para receber seu salário, tudo bem que tem o o lado desmotivação da parte de alguns, mas os alunos precisam de alguém que ame o lecionar.
    Com a pandemia fiquei ainda mais integrada com a escola, na sua rotina.
    E puder analisar o quanto meu filho reclamava da escola, e dizia, que muitas coisas que a escola passa é desnecessário, e realmente eu vi isso.
    Acompanhando em casa ele e auxiliando minha menina que justo na transição, teve que ficar em casa. Este ano ela está no Sexto e meu menino no Nono.
    Uma vez meu filho disse que surgiu uma dúvida em sala de aula, e foi perguntar a professora se ela podia explicar, ela falou para ele se sentar que ela iria explicar para a classe, e simplesmente não tirou a dúvida do meu filho. Fiquei refletindo será que ela sabia explicar o que ele perguntou?!
    É difícil ...mas vamos seguindo, ainda bem que tenho uma rotina com eles, de dia a dia. E agora de aula, ainda estão em casa, não autorizei a volta ainda;
    Que Deus nos ajudo e nos dê sabedoria ....bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Adriana,

      Compreendo seu desânimo. Infelizmente em todas as áreas existem os profissionais que realmente cumprem seu papel com êxito, enquanto tem outros que só estão em determinada função pela obrigação de se ter um trabalho. Esta é a realidade.

      São muitos desafios encontrados no campo da educação. E o ensino remoto veio para escancarar todas a mazelas da vida escolar. Há muito o que ser feito para que a Educação ofertada tenha a qualidade e a excelência necessária para alcançar seus objetivos.

      O caminho é árduo!

      Que você consiga acompanhar seus filhos da melhor forma para que eles se desenvolvam bem em suas vidas escolares.

      Um abraço!

      Excluir