quarta-feira, 5 de janeiro de 2022

Introspecção E Silêncio

"Silêncio, hoje eu preciso tanto ouvir o céu / Já não é mais 
urgente assim falar / Meu coração precisa repousar..."
(Maria Bethânia)


Sou efetivamente uma pessoa introspectiva, que aprecia o silêncio e a solitude. Nos últimos dias de 2021 e neste início de 2022 essa minha característica está ainda mais evidente. Tenho estado muito conectada com minha introspecção e meu silêncio.

Venho sentindo pouca ou nenhuma vontade de ter interações sociais físicas ou virtuais, me abstenho a responder uma ou outra mensagem mais urgente e tudo bem. Apenas aqui no blog que senti vontade de me manifestar, escrever, colocar para fora alguns pensamentos.

Tenho momentos em que me sinto mais extrovertida, eles também acontecem. Mas desde que chegou o final do ano e o início de um ano novo a introspecção e o silêncio vieram me fazer companhia.

É uma necessidade autêntica de me manter quieta para que eu encontre meu equilíbrio interior. O fim de um ano e o começo de outro me trouxeram essa necessidade.

Nesses momentos muitas reflexões permeiam minha mente. Reflito sobre a minha vida, sobre os meus sentimentos, sobre onde estou e onde desejo estar. São muitos os pensamentos.

As celebrações que acompanham a mudança de ciclo de um ano para outro passaram como dias normais dessa vez, sem alarde, sem vontade de festejar... É apenas mais uma data, mais um movimento de translação completado, mais uma mudança no calendário.

O silêncio me contagia, me transporta para dentro, me coloca num lugar de tranquilidade ao mesmo tempo em que "luto" internamente para não perder meu equilíbrio, pois vivemos num mundo em que as dualidades se fazem presentes nas mais variadas circunstâncias.

Equilíbrio... Esta palavra tem me acompanhado nos últimos dias. O equilíbrio é essencial para a vida, para nossa saúde física e mental.

Para este ano que ainda está em seus primeiros dias eu desejo EQUILÍBRIO. E que a minha introspecção e o meu silêncio me tragam as respostas que venho buscando.


13 comentários:

  1. O silêncio é imprescindível à vida, tal como as pausas à música.

    Cultive-se o silêncio, e o equilíbrio se fará presente.

    Votos de que 2022 te traga o equilíbrio que precisas e muito mais Vida por acréscimo!

    Beijinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Belo comentário, Fá! Cultivar o silêncio para permitir que o equilíbrio aconteça.

      Obrigada pelos votos.

      Um abraço!

      Excluir
  2. Eu tenho andado sem motivo algum para
    escrever. Infelizmente tenho amigos,
    aqueles que não podem ver ninguém quieto,
    que me aparece pedindo para escrever.
    É graças esses caras que lá uma vez ou
    outra publico minhas bobagens.
    Desculpa, Eliana, o tempo que fiquei sem
    visitá-la. Tô desanimado, mesmo. De
    vez em quando me dá essas coisas.
    Um beijo, ainda, com sabor de rabanada e
    nariz pintadinho de champanhe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Silvio,

      Entendo perfeitamente o que sentes... De vez em quando me sinto da mesma forma.

      Mas quando a vontade da escrita surgir, permita que ela se manifeste.

      Gosto de ler o que escreve.

      Um abraço!

      Excluir
  3. Olá, Eliana!

    Gostei do que li, eu também gosto de ter momentos em silêncio, ele me ajuda a me recompor internamente.
    Acho que diante de tudo que vivemos tem sido uma necessidade mais constante. Silenciar para ouvir o coração e assim encontrar o equilíbrio necessário.

    Um abraço,
    Sônia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Sônia,

      Esses momentos de silêncio simplesmente surgem, não é mesmo? é uma necessidade da alma silenciar e olhar para dentro.

      Obrigada pelo seu comentário!

      Um abraço!

      Excluir
  4. No compreendermos o jamais equilíbrio, ei-lo.
    GK

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gugu,

      Então sejamos o equilíbrio. Sempre que possível.

      Um abraço!

      Excluir
  5. Eliana,
    Eu acredito que há tempo
    para tudo e o tempo de aquietar- se faz parte da gente.
    Desejo a Você e a seus Leitores
    um tempo de muita ESPERANÇA.
    Bjins
    CatiahoAlc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Catiaho,

      Concordo com você, há tempo para tudo nessa vida. Aquietar o coração é necessário.

      Obrigada pelo comentário carinhoso!

      Um abraço!

      Excluir
  6. Acho estes momentos de introspecção muito necessários, a vida precisa de pausas para que possamos nos conectar novamente com nós mesmas. E só no silêncio conseguiremos isso... não só no fim de um ano e começo de outro, mas de vez em quando, sempre que achamos que seja necessário.
    Um abraço e boa sorte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Ane,

      É verdade, concordo com você. Mas te falo que neste final de ano a vontade de celebrar qualquer coisa foi zero.

      Tem vezes que a introspecção vem forte. Aprendi a respeitar esses momentos e não me forçar a nada.

      Um abraço!

      Excluir