terça-feira, 14 de dezembro de 2021

Colheita

Faz um ano e cinco meses que estou morando temporariamente em Cabo Frio, desde que fiquei desempregada e sem apartamento no Rio em 2020 (nem preciso lembrar que tudo foi por conta da pandemia). 

O lugar onde estou é uma casa e tem um quintal vasto. Este quintal é ótimo para meus gatos tomarem sol, tem muitas plantas, pequenos insetos, passarinhos, enfim, muitas coisas que aprecio!

Desde que vim para cá meu gosto por cuidar das plantas só aumentou. Comecei calmamente a cuidar de uns canteiros com terra que tem na frente da casa, todos os dias eu jogava o lixo orgânico para nutrir a terra (cascas de ovos, cascas de frutas e legumes, borra de café). E não é que essa terra realmente ficou bem nutrida?

Pois então, que despretensiosamente fui plantando um pezinho de hortelã, alecrim, abacaxi, batata-doce, entre outras coisinhas boas e tudo foi se desenvolvendo com muita graça! Dá um prazer em ver as plantas crescendo e dando frutos, acho um encanto! 

Algumas coisas já consegui colher, como a hortelã que é ótima para os sucos ou saladas, tomatinhos, abóboras, batata-doce e até pimentão! 

As abóboras foram colhidas hoje, estão fresquinhas!

Abóbora orgânica, zero agrotóxico. Sabor maravilhoso!

Aqui temos as batatas-doces e os tomatinhos.
São umas lindezas
!

Esse foi o meu pimentão que nasceu deformado. 
Mas tinha um ótimo sabor!

Na primeira foto tenho um punhado de pitangas, não fui eu
quem plantou. A segunda foto tem a minha hortelã 
cheirosa e saborosa!

Esta é a atual situação do canteiro. O pé de abóbora tomou
conta de todos os espaços. Tem mais oito abóboras crescendo.


É muito gostoso acompanhar o desenvolvimento da natureza, ver uma semente brotar e dela sair uma planta que pode trazer nutrição e saúde para o nosso corpo. 

Meu desejo é que a nossa colheita seja sempre farta, colorida e cheia de amor.

28 comentários:

  1. Bah, que coisa tão boa,Eliana! Eu aqui em apartamento fico feliz com um pé de tomate que dá frutos..Adoro. É muito legal isso, plantar, ver crescer, colher! Coisa boa! Feliz Natal pra ti ! beijos, chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Chica,

      Realmente é muito lindo ver a planta se desenvolver e dar frutos! Que maravilha você fazer o plantio de tomate em vasos, dá uma alegria danada no coração!

      Um abraço!

      Excluir
  2. Gostei muito de ver as suas colheitas. Muito bom morar no campo onde se pode cultivar e apreciar as belezas naturais!

    Beijinhos e Bom Natal!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fá,

      É mesmo muito bom morar em um lugar que possibilite o contato com a natureza, faz toda a diferença!

      Aqui é um pequeno espaço de terra em frente da casa que deu pra cultivar alimentos tão bons.

      Obrigada pelo carinho!

      Um abraço!

      Excluir
  3. Namorei uma garota que só tinha medo
    da morte, mas assim que o avião, um
    Cessna de seis lugares, deixou a pista
    ela teve um chilique. Voltamos para ela
    explicar o porquê da cena. Só não
    perguntei se sabia porque os pássaros
    cantavam. (Cantam porque sabem voar)
    Um beijo, minha amiga. Quando quiser...
    saltacomigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah Silvio,

      Imagino o pavor que ela tenha sentido no momento de saltar de um avião.

      Muito poética a frase que os pássaros cantam porque sabem voar, achei lindo! Voar é uma das coisas mais lindas que a vida possibilita às aves.

      Enfim, como disse antes não tenho certeza se teria coragem. É muita adrenalina para mim. hahahaha

      Um abraço!

      Excluir
  4. Eliana, que coisa linda! Esse post me lembra a minha mãe, que tem todo um chamego com vasos de terra, sementinhas e adubo orgânico e já plantou de tudo mesmo sem terra no chão. Realmente, legumes orgânicos são muito melhores, e o fato de terem brotado do seu esforço é sem preço. Realmente, dá pra refletir muito sobre os processos da natureza... bj bj!! :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Emi,

      Ter a possibilidade de estar em contato com a natureza e acompanhar o desenvolvimento de uma semente, de uma planta, parece algo mágico!

      Compreendo perfeitamente a sua mãe! Botar a mão na terra e mexer com as plantas traz sentimentos muito bons.

      Agradeço a visita!

      Um abraço!

      Excluir
  5. Que plantação linda, Eliana . Eu tb amo ver uma pequena sementinha germinar ou de um pequeno galho virar uma planta enorme . É o milagre da natureza . Abraços . Fique na paz .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Edite,

      Verdade, é um encanto mesmo ver a natureza agindo! É lindo de ver!

      Obrigada pelo carinho!

      Um abraço!

      Excluir
  6. Respostas
    1. Foi sim, Teresa!

      Muitas coisinhas boas!

      Um abraço!

      Excluir
  7. Feliz Natal, minha amiga querida.
    Se a fisioterapia não me matar eu
    volto com força a escrever minhas
    bobagens e você, coitadinha, nem
    se deu conta daquilo que vem lendo.
    (risos). Um beijão e bom ano novo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelas felicitações, Silvio!

      Em 2022 continuarei acompanhando suas escritas!

      Um abraço!

      Excluir
  8. Ah Eliana, que legal! Gostei mesmo! Sua colheita tá um encanto, a gente valoriza muito mais porque foi a gente que plantou, que cuidou... a recompensa é colher! Parabéns! Eu sinto falta de morar em uma casa com quintal,na ultima que morei meu pai plantou muita coisa no quintal, tinha bananeira, goiabeira, laranjeira...adorava brincar lá!
    Desejando tudo de bom pra você!

    BOAS FESTAS!
    :-D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Ane,

      Obrigada pelas palavras de carinho. Realmente a minha colheita foi bem feliz, apesar de moderada.

      Gosto muito desse contato com a natureza. Faz um bem para o coração!

      Um forte abraço e o desejo de um ano novo mais feliz!

      Excluir
  9. Oi, Eliana!
    Quem não quer ter uma hortinha particular? A questão é saber cuidar e também ter paciência para acompanhar o desenvolvimento da planta. Ainda mais em Cabo Frio que venta demais, além da maresia. Parabéns!!
    Beijus,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Luma,

      É verdade! Tem que ter paciência e saber esperar o tempo da natureza. Acho esse processo incrível!

      Cabo Frio é uma cidade que venta muito mesmo entre os meses de agosto a janeiro, mais ou menos. São ventos muito fortes.

      Um abraço!

      Excluir
  10. Oi Eliana!
    Fiquei encantada com sua plantação, sem brincadeira!
    Invejei kkkkkkkk (branca ta) 🤣
    Parabéns pela linda colheita, viu...é se plantando com amor que se tem uma colheita linda!
    Eu amei!
    Continue, eu planto aqui no vasos...rs
    Adoro vir aqui ver suas postagens...aproveitando vim desejar...um Feliz Natal cheio de amor, paz e união. Que em 2022, seja um ano positivo de muita saúde, paz, amor, alegrias enfim...esperança de dias melhores e com certeza será!!!!
    Desejo de coração tudo de bom a você e a todos os seus, obrigada por seu carinho no meu blog, e gratidão por cada postagem sua.
    Abraços e bjs

    Dri :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Adriana,

      Só tenho a agradecer pelos seus comentários carinhosos no decorrer de todo ano!

      A minha mini colheita me deixou bastante satisfeita também. Plantar seja no chão ou em vasinhos é muito gratificante!

      Obrigada pelas felicitações e por sempre estar por aqui acompanhando as postagens!

      Um abraço e o desejo de um novo ano melhor!

      Excluir
  11. Esqueci amei as fotos !!
    Queria fazer um pedido, coloque aqui no seu blog, um lugar para a gente se inscrever e vir aviso por e-mail, assim não perco as postagens kkkk bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada novamente!

      Vou ver como faço isso que sugeriu e tento colocar aqui.

      Um abraço!

      Excluir
  12. Oi Eliana, como tem passado esse lado de cá? k
    E já se foi o ano... te desejo um Bom Natal e uma Boa Entrada de Ano
    junto aos seus;
    Foi um ano de muitos desafios para todos nós ; mas a massima ainda
    é agradecer sempre!
    Abraços
    janicce.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Janicce,

      Tão bom te ver por aqui novamente!

      O ano passou num piscar de olhos... Com certeza muitos desafios surgiram no caminho, mas sempre temos motivos para agradecer!

      Obrigada pelas palavras de carinho e que seu ano novo venha cheio de amor e dias mais felizes!

      Um abraço!

      Excluir
  13. Tô bege com teu canteirinho e tua farta colheita. A terra, se bem tratada, devolve multiplicado os cuidados que a gente dá. Aqui vou ter um trabalhinho. A terra é super argilosa, que na seca que andamos fica bem dura. Já estou na função de lixinho para as cascas e depois colocar na futura horta. Essa função de lidar na terra é tão gostosa e sempre que a gente colhe, dá um orgulho, daquele bom, de criar algo. Parabéns pelo cuidado amoroso com a Natureza e nos presenteie com estas fotos maravilhosas. Lindo demais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Cris,

      Na verdade foi uma mini colheita, mas muito bem vinda! Uma coisinha aqui e outra ali, que no final rendeu!

      O que vem dando muito é a abóbora! Essa veio com vontade de florescer e dar frutos! ainda tem muitas para colher. Eu amo abóbora! Assada, cozida, refogada... tudo fica bom!

      A terra retribui mesmo com muito amor. Desejo que você consiga colher muitas coisinhas dos seus canteiros na casa nova. Você tem um espaço muito bom!

      A terra gosta muito das cascas e do lixo orgânico, fiquei impressionada como funciona essa estratégia.

      Também gosto de botar a mão na massa e ver o resultado do trabalho, é muito prazeroso!

      Um abraço!

      Excluir
  14. Que lindo! Abóbora precisa de muuuuito espaço! Pena que seja só no chão, podia ser nas paredes também, que tal?
    Até 15 anos eu morei em quintal com árvores frutíferas, também tinha horta e flores. Sinto muita falta. Tento fazer meu jardim nas janelas do meu apartamento e minha mãe faz nas janelas dela, mas não é a mesma coisa.
    Minha irmã caçula mora em quintal na ilha de Tenerife. Ela planta muitas verduras, legumes, frutas e cria animais também.
    Ah, tadinho do pimentão, tão bonitinho... Você sabia que só no Brasil falamos em alimentos "deformados"? Em lugares como a Europa, é uma tendência comer vegetais "feios", você não imagina a economia em alimentos.
    Obrigada pelas visitas ao meu blog. Eu não visito muito as pessoas porque normalmente estou escrevendo.
    Agora em fevereiro vai sair livro novo, para comemorar meus 50 anos! Oba!
    Que você consiga se ajeitar. Cabo Frio é muito legal. Tenho uma prima que mora aí.
    Beijos e ótimo 2022 para você e sua família.



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sol,

      A abóbora gosta de espaço mesmo! Se espalha com muita facilidade e vai se entranhando pelas brechas que encontra. Colocá-la para subir é uma boa ideia!

      Morar em casa com quintal é muito bom realmente! Em apartamento a gente consegue se virar com os vasinhos na janela e se tiver uma varanda ajuda muito também.

      Que delicia esse lugar que a sua irmã vive, hein? Deve ser um encanto poder te um espaço assim, apesar do trabalho de manter tudo em ordem.

      Sobre o pimentãozinho, ele estava delicioso! Não sabia dessa informação sobre alimentos na Europa, interessante...

      Gosto muito de visitar seu blog e acompanhar as novidades! Parabéns pelo livro comemorativo de 50 anos!

      Obrigada pelo carinho e pelas felicitações!

      Um abraço!

      Excluir