quarta-feira, 13 de outubro de 2021

Mato, Rio E Mar

De vez em quando gosto de fazer pequenas pausas na rotina, na internet e focalizar outras demandas que são mais importantes em determinados momentos.

Foi o que fiz nos últimos dias de outubro, desde a chegada do mês. Voltei minha atenção para as leituras e trabalhos pendentes do meu curso, tentei colocar o máximo de coisas em dia, organizei a casa que precisava de uma atenção, cuidei das plantas, dos passarinhos que habitam o quintal, dos meus gatos. 

Assuntos para escrever eu sempre tenho, mas não sinto vontade de fazer diariamente e nem me obrigo a obedecer um rotina rígida aqui no blog. Aqui é meu lugar de paz para quando a vontade de escrever gritar que deseja sair das minhas mãos.

Esse mês também veio para sacudir um pouco a poeira da rotina maçante da pandemia. O padrinho do meu marido fez 82 anos e desejou comemorar com algumas pessoas da família numa pousada no meio de uma mata fechada, com rio e mar. 

Foi tudo muito tranquilo, com pouquíssimas pessoas e no meio de um lugar de beleza ímpar. O lugar se chama Praia de São Gonçalinho e fica entre as cidades de Angra dos Reis e Paraty. Ainda não conhecia e foi uma experiência muito satisfatória. 

Vista da BR 101.
Florezinhas roxas que enfeitam o acostamento.

Praia de São Gonçalinho, águas calmas e geladas.

A pousada é cercada por uma mata fechada, como se fosse um vale. Na frente tem um pequeno rio com pedras e águas cristalinas que correm até o mar da Praia de São Gonçalinho. Para acessar a praia é preciso atravessar a BR 101 e entrar por um caminho de terra até a entrada da praia.

Pousadinha pequena no meio da Mata Atlântica.

O lugar é realmente lindo! Mas infelizmente, por conta do frio e da chuva intensa não pude aproveitar nem o banho de rio, nem o banho de mar. Apenas curti a paisagem, o sossego, o silêncio que tanto me agrada, os passarinhos cantando, o som das águas correndo por entre as pedras.

No rio só tive coragem de molhar um pouco os pés.
A água estava gelada!

O pé de pitanga na beira da praia estava carregado de frutas!

Paisagem encantadora da beira da praia.

Encontrei uma plantinha que dá lindas flores
roxas em formato de cabecinha de ET. 
Uma lindeza! 

Ficamos por lá por pouco tempo, entre os dias 8, 9 e 10 de outubro, mas foi o suficiente para dar uma renovada na alma e aperfeiçoar o olhar com novas paisagens. 

E para completar a magnitude dos meus dias de paz e sossego no meio do mato, ao retornar para o Rio consegui tomar a segunda dose da vacina contra Covid-19. Agora a imunização está completa!

Que os bons dias de felicidade e as boas experiências se tornem cada vez mais presentes! 

22 comentários:

  1. Estar na natureza faz um enorme bem.
    Ando tão cansada que estou precisando disso,mas o meu momento não permite agora,aff... Mas há de chegar o tempo! Adorei as fotos e só faltou poder entrar no rio ou mar,né? Mas VALEU de qualquer modo! Adorei ver! bjs, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Chica,

      Eu amo estar largada assim na natureza! Um luxo só poder desfrutar de lugares assim.

      Imagino seu cansaço, a pandemia acabou com nossa rotina de descanso e passeios. Mas em breve poderá desfrutar de um lugar calmo e lindo para descansar a mente.

      Que bom que gostou!

      Um abraço!

      Excluir
  2. Oi Eliana, que lugar lindo!!
    Cheio de paz, e vento na cara...
    Adoro!!!
    Amo estar em lugar assim rodeado de vegetação...e ventinho soprando.
    Renova as energias...super bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Adriana,

      Também adoro um mato, uma roça... Gosto mais de mato do que de praia. Fazenda é muito familiar para mim, pois cresci em uma. Tenho saudades!

      Com certeza retornei com a bateria recarregada!

      Um abraço!

      Excluir
  3. Minhas próximas postagens vão dar
    o que falar. Quem viver verá.
    Beijos de agradecimento pelas
    palavras, sempre bonitas.
    Um beijão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh Silvio... hahaha

      "A seguir, cenas do próximo capítulo!". Esse era o slogan da TV para anunciar a chamada do próximo capitulo das novelas.

      Quem viver, verá!

      Vou aguardar esse desfecho.

      Um abraço!

      Excluir
    2. ... e cumpriu a promessa.
      Obrigado, minha amiga querida.
      Obrigado.

      Excluir
  4. Quisera eu constipar os meus pés, como diz meu avô, nessas
    águas geladas ao lado dos teus. Ah, como eu queria...
    Não como desculpa para ficar ao teu lado, mas para ouvi-las,
    ás águas, cantando na corredeira.
    Beijos e risos. Muitos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O som das águas do rio e do mar tem uma qualidade rara de fazer a mente relaxar e se desligar completamente da rotina pesada.

      Gosto muito desse som.

      Um abraço!

      Excluir
    2. Atrás da casa dos meus avós um riacho
      nos acordava pela manhã e à noite nos
      embalava o sono. Tinha voz rouca, porém
      muito bonita e cantava tão bem que ainda
      a ouço nas minhas lembranças.
      Um beijo e boa noite e caso acorde antes
      de mim, bom dia.

      Excluir
  5. Respostas
    1. Obrigada, Teresa!

      Tem lugares tão belos que fica fácil fazer registros magníficos que valem a pena guardar na memória.

      Um abraço!

      Excluir
  6. Boa noite Eliana. Tenho certeza que foi um passeio maravilhoso. As fotos ficaram muito boas, parabéns. Tô querendo ir à Paraty e Trindade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luiz,

      Foi sim um ótimo passeio! O lugar é realmente belíssimo e rendeu boas fotografias.

      Agradeço pelo carinho!

      Ainda não pude conhecer nem Paraty, nem Trindade. Tenho vontade de ir a Paraty, especialmente na Flip.

      Um abraço!

      Excluir
  7. Olá, Eliana!

    Eu também penso que o blog tem que ser um lugar para abrigar a escrita quendo vem a vontade e não de forma rígida.

    Adoro estar entre a natureza, é revigorante ficar rodeada de verde e longe do burburinho da cidade.

    Gostei de passar por aqui.

    Um abraço,
    Sônia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Sônia,

      Que boa surpresa receber sua visita!

      Sim, o blog é aquele lugarzinho de aconchego e acolhedor, para abrigar os pensamentos soltos e as ideias que vêm sorrateiramente. Gosto muito desse espaço.

      Assim como você, também adoro estar entre a natureza. Me sinto em casa!

      Um abraço e seja sempre muito bem vinda!

      Excluir
  8. É muito gratificante quando se consegue dar uma escapadinha e fugir da rotina, retempera as forças e as defesas.
    Tudo de bom!
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Fá,

      Realmente é muito bom e um privilégio poder contemplar lugares bonitos assim. Reanima a alma muitas vezes cansada da rotina maçante.

      Um abraço!

      Excluir
  9. Eu conheço esse lugar. Fiquei arrepiada agora! Conheço todas essas praias aí de Paraty. Primeiro compramos uma canoa e deixamos na casa de um pescador na praia de São Gonçalo. Na época, ele fazia peixe na praia. Depois compramos um bote com motor e passamos 6 anos indo nos fins de semana, feriados e férias para a região. Sonhávamos em morar aí quando nos aposentássemos. Mas o namoro acabou... Guardo todas as fotos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bacana, Sol!

      Então você tem boas memórias e histórias de São Gonçalinho, viveu bons momentos nesse lugar encantador!

      O tempo passa, as pessoas se vão, mas as boas memórias sempre ficam. E com fotografias então, sempre que quiser recordar é só voltar aos antigos álbuns de fotos.

      Tão bom! :)

      Um abraço!

      Excluir
  10. Olá, Eliana, lindas fotos, um lugar convidativo. Eu vivo entre a natureza, pois moro num sítio, e sei o quanto é bom estar rodeada de vida brotando aqui e ali. É muito energizante.
    Concordo contigo, o blog deve ser um lugar para escrevermos segundo nossa vontade. Nada de horários e pautas préestabelecidas.
    Bjs, Marli - Blog da Marli

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Marli, ficar rodeada pela natureza realmente é uma delícia! Adoro mato, plantas, flores, entre tantas outras belezas que podemos encontrar.

      Deve ser uma delícia ter um canto no mato para viver. Tenho consciência de que seja também trabalhado para manter tudo em ordem.

      Sobre o blog, aqui é meu canto de sossego, lugar de organizar os pensamentos e deixar a mente fluir. Além do que, também é um ótimo espaço de interações saudáveis!

      Um abraço!

      Excluir