sexta-feira, 15 de outubro de 2021

Professora, Sim; Tia, Não

Hoje é dia 15 de outubro, em que é comemorado o Dia da Professora e do Professor, a profissão que escolhi trilhar. A história da origem do Dia dos Professores, conta que essa data celebrativa surgiu a partir de um Decreto de Dom Pedro I, ainda no Brasil Império, que determinava a criação do "Ensino Elementar" (hoje, Ensino Fundamental). Então, no dia 15 de outubro de 1827 decretou que as cidades, vilas e lugarejos, tivessem suas escolas de primeiras letras. A fonte e mais informações sobre esse assunto se encontra neste link aqui.

O título da minha postagem faz referência ao livro do Professor Paulo Freire: "Professora, sim; tia não: Cartas a quem ousa ensinar", que pode ser baixado gratuitamente clicando no título do livro. Acredito que este seja um livro de leitura fundamental a todas as professoras e todos os professores, principalmente aos atuantes na Educação Infantil. 

Eu sou Professora (e brevemente também serei Pedagoga). Esta é minha profissão desde a primeira formação no Ensino Médio, aos 17 anos e também na primeira graduação no Curso Normal Superior. Logo que me formei Professora, passei num concurso para a Prefeitura da minha cidade natal, em Minas Gerais. Trabalhei durante anos até me mudar para o Rio e exonerar o meu cargo público. 

Eu sou Professora. Esta é a minha formação. Escolhi trabalhar com os pequenos, com os quais me identifico e gosto de aprender com eles. Ensino e aprendo. Aprendo e ensino. 

Quando estou em sala de aula, eu sou Professora. Me apresento para as crianças como Eliana, este é meu nome e elas aprendem a me chamar pelo meu nome, pois esta é a minha identidade. Para os pequenos sou Eliana, ou Professora Eliana; para os muito pequenos e que ainda estão aprendendo a falar sou "Nana", "Niana", "Pofessola"... São várias as tentativas lindas de se dizer. 

Sobrinhos, tenho vários! Filhos dos meus irmãos e irmãs. Da minha família nuclear, são 11. Da primeira família do meu pai, eu não consigo contar, minha família é numerosa. 

Mas o que quero ressaltar é que na minha profissão eu sou Professora, tenho formação acadêmica, científica e especializada para cumprir minha atividade profissional na sociedade em que vivo. São anos e anos de formação educacional, pesquisas científicas para compreender os processos educativos. É um trabalho árduo! A formação continuada é essencial para me manter atualizada em minha profissão. Eu estudo, leio, faço inúmeros cursos sobre os mais diversos assuntos. 

Na minha família, tenho meus sobrinhos, sou a Tia Eliana de alguns já adultos e outros ainda crianças, que infelizmente moram distante de mim, em outras cidades e em outros estados. Mas os amo muito como uma tia deve amar, mesmo estando longe e me fazendo presente por chamadas de vídeos.  

Eu sou Professora e infelizmente este é o segundo ano que não comemoro essa data tão significativa ao lado das pessoas mais importantes da minha profissão: os meus alunos, as minhas crianças. Sinto o vazio da ausência dos meus pequenos, da sala de aula, da escola, das companheiras de trabalho. Em tantos anos de profissão, ficar (quase) dois anos desempregada tem sido uma experiência muito ingrata! 

Educar é minha missão enquanto Professora. É o que escolhi fazer ao longo da minha vida. Em pensamento abraço cada criança que já passou por mim. Hoje muitas já se tornaram adultas, outras já são adolescentes e os meus bebês que comecei a trabalhar antes da pandemia já não são mais bebês. De vez em quando recebo uma fotografia ou outra delas (da minha turma antes da pandemia) e já são crianças "grandes".

Escolhi esta imagem para ilustrar o post, pois a orquídea
foi presente de uma criança no dia dos Professores
do ano de 2018. Cuido com muito amor e carinho
dessa flor que tem uma forte simbologia para mim.
É á segunda vez que ela floresce desde que ganhei.

Ser Professora é uma profissão, ser tia é parentesco. Por isso afirmo sempre: _Sou Professora! Assim como Paulo Freire escreve em seu livro que dá título à minha postagem:

 

"A tarefa de ensinar é uma tarefa profissional que, no entanto exige amorosidade, criatividade, competência científica (...)" (FREIRE, 1997, p. 9)

 

"A professora pode ter sobrinhos e por isso é tia da mesma forma que qualquer tia pode ensinar, pode ser professora, por isso, trabalhar com alunos. Isto não significa, porém, que a tarefa de ensinar transforme a professora em tia de seus alunos da mesma forma como uma tia qualquer não se converte em professora de seus sobrinhos só por ser tia deles. Ensinar é profissão que envolve certa tarefa, certa militância, certa especificidade no seu cumprimento, enquanto ser tia é viver uma relação de parentesco. Ser professora implica assumir uma profissão, enquanto não se é tia por profissão. Se pode ser tio ou tia geograficamente ou afetivamente distante dos sobrinhos, mas não se pode ser autenticamente professora, mesmo num trabalho a longa distância, 'longe' dos alunos". (FREIRE, 1997, p. 9)

Deixo aqui a todos os meus companheiros de profissão, o meu abraço carinhoso. E um especialmente para Cris, Solange e Luiz por também trilharem o árduo caminho da educação.

30 comentários:

  1. Em Portugal, o dia do Professor comemora-se no dia 5 de outubro, que coincide com a implantação da República.
    Os professores são indispensáveis para o progresso social.
    Abraço amigo.
    Juvenal Nunes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui no Brasil, os professores não têm muita importância. Principalmente em alguns lugares do país. Eu não tenho aumento há mais de 8 anos. Mas após a pandemia, tudo aumentou absurdamente! E agora, o salário dos professores está "congelado" por um tempo. E quando aumentar, com certeza não será grande coisa!
      Um abraço

      Excluir
    2. Oi Juvenal,

      Então as datas são comemoradas bem próximas, com dez dias de diferença.

      Com certeza é uma profissão indispensável ao progresso social, mas aqui no Brasil a situação é bem complexa. Os professores são vistos, na maioria das vezes, como os vilões da história.

      A história da educação no Brasil é marcada pela desvalorização profissional do trabalho dos professores.

      Mas enfim, vamos trabalhando apesar dos pesares.

      Um abraço!

      Excluir
    3. Exatamente Sol, desvalorização total.

      Eu por exemplo, exonerei meu cargo público na prefeitura da minha cidade natal, com seis meses de salário atrasado, dinheiro que nunca vi a cor até hoje. Na ocasião ainda não existia o Fundeb, apenas o Fundef que dava o suporte para o Ensino Fundamental. Eu trabalhava para a Educação Infantil, que não fazia parte do Fundef, o salário dos professores da Educação Infantil era pago com os recursos da prefeitura, que na maioria das vezes não tinha dinheiro para pagar.

      Excluir
  2. Sou Educadora de Infância e tenho uma licenciatura em Educação de Infância e outra em Ciências da Educação. Estou aposentada , mas feliz porque tive a melhor profissão do mundo.

    Abraço caloroso e solidário com sinceros votos de que muito sucesso profissional e pessoal, Eliana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei São,

      Que bacana! Você também trabalhou com os pequenos! É a minha fase favorita, adoro estar entre os pequenos!

      Vamos seguindo na profissão, apesar de todos os percalços que encontramos aqui no Brasil.

      Obrigada pelo carinho!

      Um abraço!

      Excluir
  3. Parabéns pelo seu dia, Eliana! Trabalho em escola e vejo diariamente os desafios e esforços dos meus colegas. É uma profissão que exige muito, mas acredito que recompensa também. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Jana,

      Que bom te ver por aqui! Seu blog sumiu da minha lista e nunca mais pude te visitar. Espero que esteja tudo bem com você!

      Agradeço pelas palavras carinhosas! Você que também trabalha em escola tem noção da correria que é a vida dos professores, principalmente dos que têm várias turmas para dar conta, trabalhando nos três turnos muitas vezes.

      É uma loucura... e o salário Ó! como dizia o Professor Raimundo).

      Um abraço!

      Excluir
  4. A professora Adelaide nos levou para almoçar na casa dela e nem bom aluno eu era para merecer um mimo daqueles e se estudei qualquer coisa além do primeira agradeço a ela. Dona Dalina, mignonzinha de 22 anos tirava o sono da gente com tanta beleza. Eu com 10 anos já tinha bom gosto.
    No dia que a vi beijando um sujeito, alto, magro da idade dela passei a odiá-los, os dois.
    Feliz dia do professor, professores. Obrigado por indicar a direção. Quanto aos meus caminhos, os fizeram meus pés.
    Um beijo, Eliana querida e parabéns, também, pela data.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Silvio,

      Conheço várias histórias de alunos e alunas que se "apaixonam" por seus professores ainda na infância. hahaha

      A minha professora da segunda série era um doce de criatura, foi uma das melhores professoras que tive, ela se chama Alice. Atenciosa e querida com todos, também fez um lanche especial no dia das crianças em sua casa no sítio. Nessa época eu morava numa cidadezinha bem pequena do interior de Minas.

      Agradeço pelo carinho de suas palavras!

      Desejo estar presente no dia em que a minha profissão seja valorizada nesse vasto país. É um sonho que tenho!

      Um abraço!

      Excluir
    2. O país só é considerado nação quando
      o professor ganhar mais que os políticos,
      mas pelo que vejo, ainda há chão, muito
      chão, pela frente. Vamos continuar
      lutando pra ver se melhora.
      Um beijo, professora. Um beijo.

      Excluir
  5. Feliz dia dos professores em atraso Eliana, mas com carinho. Minha irmã também leciona.
    Ser professor, tem que ter o dom de ensinar. Ter amor pela profissão, como qualquer outra. Só tem uma diferença na profissão professor, atrás dele existem cabecinhas pensantes, e que se inspiram muito neles.
    Como em toda profissão existem os bons e os ruins. Nesta pandemia pude estar integrada com a escola. Eu digo mais integrada, pois, sempre fui uma mãe presente na vida escolar dos meus filhos, e mesmo ensinando-os a serem independentes. Eu sempre acompanho aconselho e escuto.
    Meu filho este ano está terminando mais uma etapa escolar, um novo ciclo vai se iniciar. Está no nono ano, vai tentar no ETEC.
    Minha menina está indo para o Sétimo. Uma judiação na sua passagem de ciclo chegou a pandemia, e infelizmente ela foi prejudicada. Em termos claro. Pois um lado bom aconteceu, eu pude me integrar mais, e tive que ajudar ela, matemática principalmente tive que relembrar muitas coisas que estudei e foi muito bom para mim. E consegui superar minhas expectativas e fiquei feliz por ter conseguido ajudá-la...e posso dizer com todas as certezas, que a escola está muito além do que eu esperava, muitos professores estão nesta onda de política, e descobri que a escola nos decorres dos anos piorou o ensino. É triste dizer isso, mas meus filhos aprenderam mais em casa sob minha supervisão. Do que se estivessem na escola...e eu não autorizei a volta deles. E acho que os que voltaram, caíram o rendimento, é nítido isso.
    A política tomou conta dos professores no geral, e o que era para ser ensinado na escola se perdeu.
    Infelizmente no Brasil não se pode fazer homeschooling, mas eu tenho certeza hoje que seria a melhor forma deles estudarem com certeza o conteúdo seria melhor aproveitado. Graças a Deus meus filhos tem rotina, então foi fácil aplicar a rotina escolar em casa.
    Ta certo que meu tempo mudou, mas me sinto feliz por eles...
    Ano que vem quero ver como será...sei que o salário dos professores não é o que merecem, tem professores que são ótimos, mas a maioria, adorou a pandemia, continuou recebendo seu salário, e não estavam nem ai para os alunos; É triste dizer isso, mas me causa uma pequena revolta, hoje tenho uma visão diferente, mas consciente.
    E do jeito que se caminha, já posso imaginar os futuros professores, aliás os futuros em todas as profissões.
    Desculpe pelo desabafo, mas é bem isso que eu presenciei, queria dizer contrário mas...infelizmente não tenho outra opinião.

    bjsssssssssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Adriana,

      Primeiramente quero agradecer pelas felicitações pela passagem do dia. Obrigada pelo carinho!

      Sobre as questões que você apontou, compreendo suas frustrações do ponto de vista materno.

      Com certeza em todas as profissões existem os bons e os não tão bons profissionais. Isso acontece na medicina, no direito, na engenharia, etc... entre tantas outras áreas. Já me deparei com médicos ruins no que faziam que me geraram danos e problemas sérios na saúde.

      Com a educação não é diferente, há os professores que cumprem sua função de forma sublime, enquanto há outros que parecem estar perdidos no que estão fazendo.

      Mas o problema da educação no Brasil é muito mais sério do que imaginamos. Como diz o professor e antropólogo Darcy Ribeiro: "A crise da educação no Brasil não é uma crise; é um projeto."

      Enfim, tem muita água para rolar ainda nesse rio e espero com sinceridade que em algum dia a educação seja valorizada por aqui.

      Um abraço!

      Excluir
  6. correção* no decorrer (rs)

    ResponderExcluir
  7. Olá, Eliana!

    Seu texto foi escrito como o coração. Você é, de facto, professora por vocação e amor ao ensino e aos seus alunos.
    Pode acontecer que se seja professora e tia por parentesco, simultaneamente, mas se deve manter uma postura de não beneficiar os sobrinhos (as) em detrimento dos demais alunos.
    Parabéns pelo seu dia e continue amando sua profissão, que é mal paga em quase todo o mundo, desse jeito.

    Beijos e bom domingo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Céu,

      Você está de volta ao blog! Que maravilha!

      Agradeço pelas palavras de carinho e felicitações pela passagem da data.

      Gosto muito mesmo da profissão que escolhi trilhar. Já tive meu momento de desânimo em que pensei em desistir da educação, mas dei a volta por cima.

      Eu amo estar com as crianças, a vivência com elas é muito rica! Sou a professora que gosta de brincar, ensinar, aprender, enfim! Me encontro no que eu faço.

      Um abraço!

      Excluir
    2. Olha, gente, mais uma professora
      por aqui...
      Céu, minha querida, um beijo pra
      você.

      Excluir
    3. Sim Silvio, Céu também é professora!

      Somos tantos e tantas nessa blogosfera que estou admirada! Os professores se encontrando!

      Excluir
  8. Há anos, privei de perto com uma senhora que era professora de profissão, embora tivesse deixado de exercer por dedicar-se em exclusivo à sua família. E ela costumava dizer que era professora, uma vez professora, professora para sempre.
    Que esse dia tenha sido muito bom.
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Fá,

      Verdade! Concordo com essa senhora: "uma vez professora, sempre professora!"

      Já tentei deixar de ser professora, mas não consegui me manter afastada da profissão. Apesar de todas as dificuldades da profissão, não consigo não ser professora.

      O dia poderia ter sido melhor comemorado com uma turma de crianças. Ano que vem, se Deus quiser!

      Um abraço!

      Excluir
  9. Eliana, eu acho sua profissão linda! Todos devemos muito aos professores mas infelizmente no nosso país vcs não são valorizados como deveriam. Eu tenho uma irmã professora e pedagoga, ela está aposentada. Meus sinceros parabéns pelo seu dia! Aí não estão falando em voltar com as aulas presenciais?

    😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ane,

      Agradeço pelas palavras de carinho e pelas felicitações!

      Infelizmente a profissão é muito desvalorizada por todo o país, mesmo sendo tão importante.

      No Rio boa parte das escolas já voltou ao presencial. Algumas escolas adotaram o sistema híbrido, intercalando o ensino remoto com o presencial.

      Na Uerj está se falando em retorno presencial no próximo semestre.

      Vamos aguardar para ver o que acontece. Ainda estou buscando o retorno ao mercado de trabalho.

      Um abraço e felicitações também para sua irmã!

      Excluir
  10. Boa noite de domingo, querida amiga Eliane!
    Que a cada ano você se sinta mais realizada na sua vocação!
    Nosso Dia é um, mas está em nós todos os demais dias para SEMPRE.
    Tenha uma nova semana abençoada!
    Beijinhos festivos pela Data especial

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Roselia,

      Você também é Professora! Parabéns pelo nosso dia!

      Agradeço pelas palavras de carinho e pelas felicitações!

      Um abraço!

      Excluir
  11. Bom dia Eliana. Mesmo um pouco atrasado, um Feliz dia do Mestre. Que Deus lhe capacite cada vez mais e lhe dê sabedoria todos os dias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelas palavras de carinho, Luiz!

      Que esse nosso dia seja celebrado sempre com alegria pro realizar um trabalho tão necessário!

      Um abraço!

      Excluir
  12. Te lendo vemos o quanto amor existe pelos alunos que mesmo não sabenmdo como te chamr, os pequeninhos tentando acertar. Que amor! Felicidades sempr! bjs, chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho, Chica!

      Realmente é uma graça a relação com os pequenos, gosto muito da interação com as crianças.

      Um abraço!

      Excluir
  13. Boa tarde, Eliana!
    Passei para conhecer o teu blog e gostei. Parabéns atrasado pelo dia dos professores.
    Bjs, Marli
    -
    Blog da Marli

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Marli,

      Obrigada pelas felicitações e também pela visita!

      Um abraço!

      Excluir