domingo, 28 de fevereiro de 2021

Passarinhos na Janela

A festa começa bem cedinho, antes mesmo que o dia clareie. Diversos tipos de cantos, uns mais fortes e intensos, outros mais delicados e suaves ao ouvido.

Num desses dias não resisti. Abri a janela logo que fui despertada pelo canto dos passarinhos. Deveria ser umas cinco e meia da manhã.

Coisa linda de se ver! Todos juntos no alto da buganvília, cada um mostrando seus talentos musicais para uma plateia inexistente... Até eu aparecer na janela. 

Os bem-te-vis são os que mais se destacam. Seu cantar é alto e forte! Eles também emitem um som muito específico que mais parece um grito. Não sei nomear os sons dos passarinhos e tampouco conheço as espécies. Meu lance é admirar e apreciar a graça e a leveza do ser passarinho. São criaturas adoráveis. Me encantam profundamente. 


Nessa manhã tentei captar um vídeo, pelo celular mesmo (com uma qualidade bem duvidosa, principalmente quando se precisa utilizar o recurso do zoom). Mas a minha intenção não era mesmo ser nenhuma correspondente da "National Geographic" (hahaha). Desejava apenas guardar aqueles poucos segundos a lembrança do meu pequeno momento de felicidade em ouvir os passarinhos pela janela do quarto.


E finalizo esse breve texto com uma frase do poeta Manoel de Barros:

“Deixei uma ave me amanhecer.”

14 comentários:

  1. Eliana, eu nasci em S.Paulo e ainda no
    colo vim morar no Rio com os meus pais.
    Aqui eu cresci e fiz tudo direitinho como
    os velhos queriam e o resto eu fiz ao
    contrário com os amigos. Em suma, conheci
    tudo e todo mundo inclusive aqueles que
    levavam "pisa" da polícia dia sim e noite
    também.
    Sabendo disso a Catiaho, nossa amiga de
    blog, atualmente morando em Vila Velha com
    a família, entrou em contato comigo e tão
    logo sejamos vacinados vou levá-los, ela
    e o marido, para almoçar na Rua Duvivier.
    Naquele self sérvice tem um metre que te
    pergunta na entrada; "você fala português?"
    (chique, né?)
    Um beijo e muito obrigado pela lembrança.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Silvio,

      você é um carioca de coração, assim como eu... mas me mudei para o Rio já adulta. Gosto muito dessa cidade, apesar de algumas questões difíceis como o custo de vida altíssimo.

      Copacabana e suas excentricidades rss. Eu amo Copacabana, é um ótimo bairro. Desejo que dê certo a visita da Catiaho.

      Um abraço!

      Excluir
  2. Oi Eliana, eu nasci e a até os 12 anos fui criado no (mato) junto a Natureza e pássaros.
    Depois a vida seguiu o rumo na cidade, e aos 20 anos fui morar em São Paulo, loucura, selva de pedra.
    Mas meu desejo era voltar para a natureza.
    A 20 anos atrás consegui...e o
    canto dos pássaros me acompanham até hoje.
    É tão encantador, felicidade em tempos tão difíceis.
    Obrigada pelo carinho, bjssss


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh Lena, que delícia é o mato né?

      Sou suspeita para falar porque também cresci em fazenda no interior de Minas Gerais. Tenho saudades desse tempo.

      Amo estar em contato com a natureza e amo demais ficar olhando para os passarinhos.

      Um abraço!

      Excluir
  3. Coisa mais linda os passarinhos! É um tipo de pessoa que se encanta com isso: estrelas, pássaros, coisas pouco notadas pela maioria das pessoas. Tenho que tirar um tempo e ler Manoel de Barros de cabo a rabo...boa lembrança

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Cris,

      São simplicidades tão encantadoras, né? Tudo isso me fascina e encanta!

      Um abraço!

      Excluir
  4. Eliana, eu moro em apto mas os passarinhos estão sempre por aqui, eles fazem ninhos nas caixas de ar-condicionado. De manhã cedinho a cantoria começa e os bem-te-vis são os que cantam mais alto, um canta e o outro responde. É muito cute! Gostei de seu vídeo. Beijos!😘 🐦🐦🐦🐦🐦🐦🐦

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Ane,

      Que privilégio, né? Mesmo em apartamento poder estar em contato com esses bichinhos fofos é muito bom!

      Um abraço!

      Excluir
  5. Oi, Eliana! Que texto bonito. Adorei lê-lo. Também gostei de ver os passarinhos. Que animais maravilhosos, né? São lindos e nós trazem esse presente que é a música. Na casa da minha mãe, quando tinha goiabeira, eles faziam a maior algazarra! Às vezes me aborrecia justamente porque o dia deles começa muito cedo, mas hoje sinto falta.
    Beijos!

    (obrigada pelo seu comentário. É importante pra mim receber essa opinião de quem sabe como é difícil).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jana,

      Os passarinhos acordam cedo, muito cedo... rs Nossos horários são incompatíveis. Aqui no quintal também tem uma goiabeira e é o local favorito deles mesmo, principalmente quando tem frutas. Estou nessa residência temporariamente até acertar algumas coisas que a pandemia bagunçou, mas sei que sentirei muita falta deles quando me mudar.

      Um abraço e o desejo de que com a passagem do tempo, você se sinta um pouco melhor em relação ao que aconteceu!

      Excluir
  6. Voltei para deixar um
    beijo e votos de boa noite.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Silvio!

      Apesar de ter demorado para retornar ao blog e responder as mensagens, agradeço o carinho!

      Excluir
  7. Olá, Eliana!

    Tão bonito e terno seu texto!
    E a festa começou logo bem cedinho para sua delícia. Que bom! Devemos dar a nós mesmos simplicidades, pois seremos mais felizes.

    O vídeo, embora de curta duração, está mto lindo.

    Beijos e boa semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Céu,

      Que bonito o seu comentário! As coisas mais simples são muito significativas. Isso é tão bom!

      Um abraço!

      Excluir