segunda-feira, 29 de março de 2021

Hoje é o meu aniversário...


Hoje é o meu aniversário! 

Hoje faz quatro décadas que habito esse planeta. Por alguma razão (que ainda não descobri) reencarnei no Planeta Terra, no país Brasil, no estado de Minas Gerais e na cidade bem bem bem distante chamada Almenara, por volta dos primeiros 88 dias do ano de 1981. 

Este é o meu segundo aniversário na pandemia. Ano passado comemorei em casa com meu marido e meus dois gatos. Fiz bolo de chocolate simples (a partir de uma receita certeira e perfeita que encontrei nesse link aqui), aprendi a fazer coxinha com minha mãe (meu salgadinho favorito) e complementei a comemoração com outros quitutes e vinho. Na ocasião ainda era início da pandemia, jamais passou pela minha cabeça que um segundo aniversário seria comemorado no mesmo contexto, mas com nuances diferentes. Ano passado eu ainda tinha um emprego e um apê alugado, mas as situações mudaram e se transformaram.

No decorrer desse um ano que passou, meus maiores desafios são manter minha saúde física e mental e praticar o exercício diário da gratidão. Me coloco num lugar de privilégio que, apesar de temporariamente não estar podendo exercer minha profissão, agradeço por não me faltar o básico para viver. A gente aperta um pouco daqui e dali e segue vivendo com o essencial. Afinal, precisamos mais que isso nesse momento de pandemia? A meu ver, não mesmo!

Nunca fui muito de festas de aniversários e não me agrada estar no centro das atenções. É o tipo de situação que me causa constrangimento. Fazer aniversário é um ritual individual em que lidamos com a passagem do tempo. Venho aprendendo a aceitar essa passagem com tranquilidade, apesar de às vezes me sentir ainda com 16 anos morando na casa dos meus pais (hahaha isso é muito doido). Mas enfim, quero dizer que não sinto que o tempo já tenha passado tanto e rápido assim.

Meu dia começou com um breve momento de meditação de agradecimento. A meditação de agradecimento foi a forma que consegui me adaptar para meditar. Coloco uma música suave de fundo, enquanto respiro calmamente, aquieto meus pensamentos e mentalmente agradeço por todas as bênçãos que recebo diariamente. Tudo é motivo de gratidão, desde o ar que entra pleno pelos meus pulmões, até o vento que sopra e refresca o meu rosto. Acredito que quando agradecemos pelo que temos, deixamos de desperdiçar um tempo com reclamações inúteis que só nos faz mal. Aprendemos a enxergar o copo meio cheio.

Para hoje, meu desejo de aniversário é que todos nós possamos nos vacinar, para que assim (no coletivo), a gente amenize os efeitos dessa pandemia que tantas marcas já deixou. É um desejo sincero!

Que os anjos digam amém!

Saúde, paz e vida a todas e todos nós!

14 comentários:

  1. Oi Eliana, feliz aniversário!!! Muita saúde, alegrias e muito amor. Que Jesus continue abençoando sua vida aqui na Terra. Que os tempos difíceis passem logo, e que com ele podemos sair mais fortes e mais determinados na nossa missão de vida.
    Temos pensamentos parecidos, quanto a viver no essencial, e tenho gratidão todos os dias por ser quem eu sou, e pela missão que vim passar.
    Gratidão pelas amizades que fiz, mesmo no virtual.
    Um grande abraço!!!
    Bjs

    Dri :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adriana,

      Agradeço por esse carinho! Foi muito bom ter te conhecido por meio do blogger. Que essa amizade virtual prevaleça!

      Um forte abraço!

      Excluir
    2. Desculpa, amiga. Nem me lembrei do
      seu aniversário, mas do presente eu
      lembrei. Só não comprei. (risos)
      Um beijo e parabéns. Mil vezes parabéns.

      Excluir
    3. Hahaha

      Você é ótimo!
      Ainda bem que aniversário só dura um dia e depois passa... :D
      Obrigada pelo carinho!

      Um abraço!

      Excluir
  2. Minha mãe, que já faleceu, dizia que a
    a idade era uma merda. Ela se referia ao
    esquecimento de algumas palavras e a
    confusão que fazia de vez em quando, e
    foi o que aconteceu comigo, Eliana.
    Troquei o nome do texto pelo que eu
    escrevia sobre o "Chá do Santo Daime".
    Um beijo, desculpa e muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Silvio,

      De fato a memória da gente vai se afetando com o passar do tempo. Perdi a conta das vezes em que fico parada pensando "o que eu ia fazer mesmo?" rs... Acontece muito quando abro a geladeira e fico olhando lá para dentro sem saber o que ia fazer ou pegar. Enfim, compreendo a sua mãe. Que ela esteja bem em paz!

      Em relação ao título do texto, fiquei curiosa para saber o que significava e isso me motivou a pesquisar. Sou dessas que pesquisa tudo no Google, rs. Nem tem que se desculpar por nada, uai!

      Um abraço!

      Excluir
    2. Não, Eliana, aí não. Quando abro
      a geladeira eu sei que lá não tem
      outra coisa senão água ou espaço
      vazio. E só escolher. (risos, muitos)

      Excluir
    3. Ai ai Silvio... olha, é rir para não chorar! rs

      Que situação!

      Excluir
  3. Oi, Eliana. Feliz aniversário (atrasado!) ❤️
    Espero que tenha passado um dia agradável e tranquilo, com uma comidinha gostosa rs
    Aniversariar é sempre difícil pra mim, mas a cada ano parece que piora... Não estou lidando bem com a passa rápida dos anos... Mas preciso me acostumar, porque não tem outro jeito mesmo, né kkk
    Dias melhores virão pra todos nós, se Deus quiser.
    Se cuide! Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Te compreendo perfeitamente, Jana!

      Minha crise existencial foi quando cheguei aos trinta, me senti estranha com a mudança. Mas não tem outro jeito que não seja se acostumar...

      Agradeço pelo carinho e felicitações!

      Um abraço!

      Excluir
  4. Chegando atrasada para o seu aniversário.
    Que seu dia tenha sido especial.
    Parabéns muitas alegrias na sua vida!

    ( Acredito que quando agradecemos pelo que temos, deixamos de desperdiçar um tempo com reclamações inúteis que só nos faz mal.) Amei essa sua frase, é bem assim mesmo.
    Eu não gosto de festa para mim, mas amo fazer as da minha família.
    Te desejo uma linda e abençoada Páscoa! bjssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lena,

      Te agradeço pelas felicitações e pelo carinho!

      Festas dão tanto trabalho, né? hahaha

      Um abraço!

      Excluir
  5. Oi Eliana! Nossa, cheguei muita atrasada pra te desejar um feliz aniversário, mas ainda posso te desejar muitas felicidades, saúde e paz, isso é básico, né? Que venha vacinação pra todos e que possamos sair desta pandemia de uma vez por todas. Tá se prorrogando muito... quem diria que íamos passar mais de 1 ano nesta ansiedade. Concordo com tudo que vc falou no post. Apesar de tudo temos muito a agradecer, pois muitos já se foram levados por este vírus cruel e nós estamos aqui com saúde. Também não gosto muito de fazer festa de aniversário, aliás em festas sempre fico um pouco isolada, não entendo quem não consegue passar uma semana que seja sem ir numa festa...Boa páscoa! 🐰🌼😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ane,

      Obrigada pelo carinho! Tão bom ler essas mensagens aqui no blog.

      Sei que demoro um bocado para passar aqui e retornar as visitas, mas venho tentando não me cobrar em relação a isso. Vou deixando fluir de forma natural.

      Um abraço!

      Excluir