sábado, 19 de dezembro de 2020

Transitoriedade

"Precário, provisório, perecível
Falível, transitório, transitivo
Efêmero, fugaz e passageiro
Eis aqui um vivo, eis aqui um vivo..."
(Lenine)

Já faz alguns dias que venho ensaiando sentar em frente ao computador e escrever um pouco, mas estava me sentindo um tanto quanto desconcentrada, a mente agitada e os pensamentos acelerados. 

O corpo vai sentindo o peso e o pesar do final de ano. Final de ano com uma epidemia em andamento. Sinto uma angústia em relação à isso, ao que me parece ainda longe do fim.

Tantas coisas fortes e marcantes aconteceram no decorrer do ano, que tenho uma sensação de ter vivido dez anos em um. Para mim o tempo tem passado arrastado. 

Vivo a minha experiência pessoal, assim como cada um também vive a sua própria experiência. Posso apenas sentir o que vivo na minha própria pele. De um modo geral (no meu contexto), venho tentando ressignificar minhas experiências (as mais pesadas) vividas até aqui. Sem a intenção de lançar um papo de "good vibes". Senti a necessidade de desenvolver positivamente meus pontos de vista sobre as situações que têm me acontecido, e a partir daí ressignificá-las.

Nos últimos meses (entre setembro e dezembro) estava em ensino remoto, não a trabalho, mas como estudante. Sou professora e também sou aluna. Já faz alguns anos que concluí minha primeira graduação no Curso Normal Superior (pela Unimontes - Universidade Estadual de Montes Claros), tempos depois me especializei em Educação Infantil (pela Puc Rio) e recentemente resolvi voltar a cursar uma segunda graduação também na área educacional, Pedagogia (pela Uerj - Universidade Estadual do Rio de Janeiro). Quase concluinte!

Tivemos aula presencial apenas na primeira semana de março, antes da pandemia. Com a chegada da pandemia paramos tudo e ficamos todo o primeiro semestre sem aulas. Tempo necessário para a Universidade reorganizar o currículo e tomar as medidas cabíveis para a retomada das aulas de forma remota, chamado de Período Acadêmico Emergencial (PAE). Então o período teve andamento, concluímos enfim o semestre 2020.1 na última sexta feira (11.12).

Na minha experiência, longe de ser um dos melhores semestres de estudo. Tive dificuldades em me adaptar às aulas, organizar o tempo de estudo e de leitura. Fiz o melhor que pude com as ferramentas que eu tinha. A internet caindo e a conexão ruim, o computador que resolveu dar vários pitis sem querer ligar ou desligando por vontade própria. Aos trancos e barrancos dei o meu melhor e compreendi  de coração a situação dos professores tendo que se adaptar a toda uma mudança na forma de trabalhar.

Também sou professora e senti na pele como foi difícil adaptar o trabalho com as crianças pequenas. Não foi nada simples pensar em estratégias de adaptação de conteúdo para lidar com o ensino remoto com crianças de Educação Infantil. Meu trabalho teve término em maio, quando perdi meu emprego pela falta de alunos que pouco a pouco foram se desligando da escola. 

Então nesses últimos meses estava imersa nas leituras acadêmicas, tirando o melhor proveito das aulas da forma que era possível. E nas últimas semanas tive uma grande quantidade de trabalhos para entregar com o encerramento do semestre. Com tudo isso senti um cansaço mental e dificuldade de me concentrar. Li alguns livros fora do contexto acadêmico para espairecer as ideias e ouvi muita música. 

Diante de toda a transitoriedade da vida estamos finalmente chegando ao fim desse ano abarrotado das mais diversas vivências. E escrever essas breves palavras hoje já me trouxe uma boa sensação de esvaziamento de peso da minha mente (por vezes) conturbada de tantos pensamentos.

16 comentários:

  1. A epidemia quis acabar contigo, mas só
    deu conta de te acelerar mais do que o
    habitual te exige. Parabéns pela formação,
    pelo estudo que ainda persiste, pelos
    alunos e professores que tens. E para
    concluir, mesmo antes de agradecer pela
    presença, eu quero dizer que você descansa
    a cabeça fazendo as mesmas coisas ou seja,
    lendo. Gostei da síntese que fizeste do
    tempo que "parou" o mundo, mas não parou
    quem procurou se mexer.
    Um beijo, sabor panetone e bom natal.
    Minha querida Eliana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Silvio,

      Bem observado... rs Parece contraditório, mas é verdade. Descanso a cabeça lendo, redirecionando o tipo de leitura. A leitura acadêmica é séria, exige uma determinada atenção, resumos e conexões entre autores dependendo do assunto. Para mim é uma leitura mais desgastante. Em contrapartida a leitura não acadêmica tende a ser mais relaxante. Exige menos mentalmente.

      Retomei o blog um pouco atrasada, mas desejo que tenhas um ano melhor que o ano que passou.

      Um abraço!

      Excluir
  2. Obrigada pelo carinho, Te desejo um Natal de muita paz e luz.
    E que o ano novo que se aproxima possa ser menos desencorajador para todos, que termine o final de tantas coisas ruins, que seja de muitas alegrias!
    FELIZ NATAL bjssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lena,

      Que bom que está de volta! Agradeço pelos votos e mesmo atrasada venho desejar que tenhas um ano melhor e cheio de alegrias!

      Um abraço!

      Excluir
  3. Oi Eliana, também senti que tudo parou em Março, eu falo muito isso, sinto a vida ficou por lá, e ficou mesmo, o normal do dia a dia.
    Enfim, tivemos que nos acostumar com a nova rotina. Foi difícil, mas sobrevivemos, acho que quando se aceita as coisas, fica mais fácil de lidar com elas.
    Aproveitando vim desejar um Feliz Natal cheio de muita paz, amor, união, harmonia, muita luz em 2021, que seja um ano de muita saúde e alegrias a você e toda a sua família.
    Super abraço!
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Adriana... tenho a mesma sensação de que a vida ficou adormecida lá no mês de março.

      Com certeza se adaptar à nova rotina é essencial.

      Mesmo atrasada venho agradecer e deseja que tenhas um ano melhor do que foi 2020.

      Um forte abraço!

      Excluir
  4. Todos tivemos que passar por adaptações, tbm enfrentei uma graduação
    esse ano kkk a cabeça da gente fica num cansaço que só; penso que as especializações em educação a distância poderá manter as atividades dos professores para 2021 é mais um dos novos modelos
    de adaptações que vão surgindo; acho que o mais importante é saber usar o tempo.
    Já tenho por hábito a não ver tv e hoje quando olho o jornal e vejo esse
    tanto de baixas parece surreal;
    somos todos sobreviventes...
    Tenhas uma boa entrada de ano para ti e para os teus e obrigada pela sua presença;

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Janice!

      Estudo remoto é uma barra! E no caso da graduação o excesso de disciplinas (necessárias, é claro) desgasta muito! Com certeza é fundamental saber administrar o tempo para dar conta das demandas.

      Assim como você também tirei a tv da rotina. Vejo séries e filmes. Jornais foram abolidos. Não consigo mais assistir. Estamos vivendo numa distopia assustadora.

      Apesar do atraso te desejo um ano melhor do que o anterior.

      Um abraço!

      Excluir
  5. oi, Eliana. ^^
    Esse ano foi uma desafio para todos... e pensar que pode não ter acabado, né. bate o desânimo. finalzinho do ano me coloquei em 'stand by', resolvi descansar. pausei tudo, até minhas leituras, e descansei bastante, dormi horrores rsrsrs
    espero que 2021 traga dias melhores para todos nós!
    beijos :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jana,

      Ano difícil demais com certeza! Concordo com você, acredito que ainda vai demorar a passar sim.

      Pausas são necessárias, ainda mais nas circunstâncias atuais em que a realidade é pior que a ficção.

      Que esse ano seja melhor para todos nós!

      Um abraço!

      Excluir
  6. ☁☁☀☁☁ Eliana, 2020 não foi fácil pra ninguém, só imagino como foi pra vcs professores e estudantes ter que se adaptar a aulas não presenciais...minha realidade foi diferente pois continuei trabalhando normal, só diminuiu a quantidade de trabalho...mas todos tivemos que atravessar este ano estranho e cheio de incertezas...Escreva sim! A gente alivia a alma das tristezas e preocupações...Que Deus nos ajude em 2021! Beijos nas bochechas!☁☁☀☁☁

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ane,

      O que me acalenta é acreditar que tudo passa. Em algum momento essa situação se vai, apesar de todos os pesares.

      Com certeza, escrever é uma terapia.

      Um abraço e o desejo de uma ano melhor para todos nós!

      Excluir
  7. Olá, amiga e colega Eliana!

    Espero k você esteja melhor da situação, que referiu no post anterior.

    O ano escolar aí, no Brasil, termina em Dezembro e aqui termina em meados de Julho. Vocês terminam no verão e nós também.

    2020 e esse ano está sendo mto complicado, pois em Portugal estamos dando aulas, embora a Covid esteja matando cada vez mais gente. Penso que as escolas irão encerrar brevemente.

    Compreendo a sua situação, pois ser estudante e professora não é nada fácil. Meus alunos são pré-universitários, mas alguns se comportam bem mal, pois se acham já homens e mulheres.

    Beijos e que você já esteja mais animada. Desabafar, escrevendo, faz bem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Céu,

      Então somos colegas de profissão! Que maravilha!

      Acho uma insanidade escolas funcionarem da forma que está acontecendo. Quando a população já estiver imunizada, aí sim... Mas enquanto não acontece a vacinação coletiva é uma loucura!

      Em nossa profissão temos diversos desafios, né? Optei em trabalhar com os pequenos. Minhas experiências com adolescentes não foi das melhores. Cada professor tem um perfil.

      Escrever sempre faz um bem ao coração!

      Um abraço!

      Excluir
  8. Tive estas duas sensações que reportas: ter vivido 10 anos em um e uma dificuldade de concentração monstruosa. Esta pandemia muito tem me falado sobre DISCIPLINA.A disciplina foi, de uma certa forma, demonizada anos atrás. No entanto, formas de viver a vida, como budismo, nos alertam sobre a importância de sermos disciplinados em nossa vida. E eu só tenho conseguido levar até aqui, por estar me exercitando na disciplina. Ainda me faltam alguns aspectos. Sentar e estudar, pesquisar e escrever, eu consigo de boas fazer. Estou fraca é na parte de exercitar meu corpo e pensar mais na alimentação. Estou que é só cabeção hehehe mas a gente chega lá...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Cris,

      Caramba! Olha só quando vim responder ao comentário! Deixei passar despercebido... que tristeza!

      Mas enfim, é exatamente sobre ter disciplina. Já cantava Renato Russo tempos atrás: "Disciplina é Liberdade". E é mesmo!

      Quando conseguimos ter disciplina sobre alguns aspectos da vida, dá uma sensação boa, de que estamos aproveitando o tempo da melhor forma possível. Eu tenho essa sensação.

      Aos poucos a gente consegue!

      Um abraço!

      Excluir