segunda-feira, 29 de março de 2021

Hoje é o meu aniversário...


Hoje é o meu aniversário! 

Hoje faz quatro décadas que habito esse planeta. Por alguma razão (que ainda não descobri) reencarnei no Planeta Terra, no país Brasil, no estado de Minas Gerais e na cidade bem bem bem distante chamada Almenara, por volta dos primeiros 88 dias do ano de 1981. 

Este é o meu segundo aniversário na pandemia. Ano passado comemorei em casa com meu marido e meus dois gatos. Fiz bolo de chocolate simples (a partir de uma receita certeira e perfeita que encontrei nesse link aqui), aprendi a fazer coxinha com minha mãe (meu salgadinho favorito) e complementei a comemoração com outros quitutes e vinho. Na ocasião ainda era início da pandemia, jamais passou pela minha cabeça que um segundo aniversário seria comemorado no mesmo contexto, mas com nuances diferentes. Ano passado eu ainda tinha um emprego e um apê alugado, mas as situações mudaram e se transformaram.

No decorrer desse um ano que passou, meus maiores desafios são manter minha saúde física e mental e praticar o exercício diário da gratidão. Me coloco num lugar de privilégio que, apesar de temporariamente não estar podendo exercer minha profissão, agradeço por não me faltar o básico para viver. A gente aperta um pouco daqui e dali e segue vivendo com o essencial. Afinal, precisamos mais que isso nesse momento de pandemia? A meu ver, não mesmo!

Nunca fui muito de festas de aniversários e não me agrada estar no centro das atenções. É o tipo de situação que me causa constrangimento. Fazer aniversário é um ritual individual em que lidamos com a passagem do tempo. Venho aprendendo a aceitar essa passagem com tranquilidade, apesar de às vezes me sentir ainda com 16 anos morando na casa dos meus pais (hahaha isso é muito doido). Mas enfim, quero dizer que não sinto que o tempo já tenha passado tanto e rápido assim.

Meu dia começou com um breve momento de meditação de agradecimento. A meditação de agradecimento foi a forma que consegui me adaptar para meditar. Coloco uma música suave de fundo, enquanto respiro calmamente, aquieto meus pensamentos e mentalmente agradeço por todas as bênçãos que recebo diariamente. Tudo é motivo de gratidão, desde o ar que entra pleno pelos meus pulmões, até o vento que sopra e refresca o meu rosto. Acredito que quando agradecemos pelo que temos, deixamos de desperdiçar um tempo com reclamações inúteis que só nos faz mal. Aprendemos a enxergar o copo meio cheio.

Para hoje, meu desejo de aniversário é que todos nós possamos nos vacinar, para que assim (no coletivo), a gente amenize os efeitos dessa pandemia que tantas marcas já deixou. É um desejo sincero!

Que os anjos digam amém!

Saúde, paz e vida a todas e todos nós!